O Cadastro Único é o registro que reúne informações acerca de famílias que recebem benefícios do Governo Federal. O CadÚnico – como também é chamado – é requisito obrigatório para o recebimento de uma série de auxílios sociais, como o Bolsa Família.
Para fazer o cadastro, no entanto, é preciso que o líder do grupo familiar vá até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município para registar a família. Essa pessoa deverá levar documentos como CPF e RG (de todos os moradores da casa) e comprovante de residência.
Além disso, no caso de crianças pequenas, também é preciso certidão de nascimento, comprovante de matrícula escolar e carteira de vacinação.
App do Cadastro Único
Depois de fazer sua inscrição presencialmente, você pode usar o aplicativo do Cadastro Único para fazer acompanhamentos e atualizações cadastrais. Para fazer isso, bastar baixar o app no Google Play (Android) ou na App Store (iOS).
Para fazer login, você vai ter que usar sua conta Gov.br. Esse é um portal do Governo Federal que serve para solicitações de diversos serviços via internet. Caso ainda não tenha uma conta, acesse o Portal Gov.br, clique em “Entrar com o Gov.br”, insira seu CPF no campo indicado e siga as demais orientações.
Com isso feito, na hora de entrar no app do CadÚnico, clique em “Entrar com gov.br” e insira as mesmas informações (incluindo senha de acesso).
Atualizações do CadÚnico
Apenar estar inscrito no CadÚnico não basta para garantir o recebimento dos benefícios. É preciso atualizações cadastrais regulares. Você pode fazer isso diretamente pelo aplicativo. Entre nele e procure “Atualização cadastral por confirmação”.
Em seguida, mude as informações ou apenas confirme que as antigas ainda estão corretas. Com isso feito, basta por fim selecionar “Enviar cadastro”.
Image: Disclosure/CadÚnico