Lote de restituição do Imposto de Renda é creditado na conta hoje (31); verifique se você recebeu.

Veja agora se você receberá o pagamento do lote residual do Imposto de Renda nesta terça-feira!

Nesta terça-feira (31), a Receita Federal depositará o lote residual da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) correspondente a outubro de 2023. Assim, essa transferência visa atender 354.509 contribuintes, somando um montante de R$ 643.259.756,29.

No cenário atual, os lotes residuais marcam a etapa conclusiva da restituição do Imposto de Renda. Mais ainda, eles se destinam aos contribuintes que tiveram suas restituições liberadas mais tarde devido a ajustes ou correções nas declarações.

Ler também: Revelação da Tabela Atualizada do Bolsa Família de Julho: Descubra os Valores a Receber

Então, continue lendo para obter mais informações sobre o desembolso da Receita Federal hoje (31). Adicionalmente, saiba como verificar se a restituição do Imposto de Renda já está à sua disposição.

Pagamento da Restituição do Imposto de Renda hoje (31)

Inicialmente, dos valores do lote residual, R$ 427.280.878,46 irão para os contribuintes que têm prioridade. Assim, o conjunto beneficiado hoje (31) compreende:

  • 6.106 seniores com mais de 80 anos;
  • 54.438 cidadãos na faixa de 60 a 79 anos;
  • 6.491 pessoas com determinada deficiência ou com condições graves de saúde;
  • 16.874 profissionais que têm o ensino como principal rendimento;
  • 119.040 indivíduos que, apesar de não terem preferência legal, ganharam tal status pela declaração pré-preenchida ou optaram por receber pelo PIX;
  • 151.560 contribuintes sem prioridade também terão os valores creditados.

Por consequência, a Receita Federal enviará a restituição para a conta bancária especificada na Declaração de IR, seja via transferência bancária ou pelo PIX.

Confira se você receberá o lote residual nesta terça-feira

Ler também: 3 dicas prática para guardar dinheiro

Antes de mais nada, vale destacar que, se o contribuinte não resgatar sua restituição dentro de um ano, ele deve solicitar o valor pelo Portal e-CAC, no website da Receita Federal.

Para isso, basta entrar no menu “Declarações e Demonstrativos”, optar por “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”. Para checar a liberação da restituição do Imposto de Renda, o contribuinte pode visitar o site da Receita, selecionar “Meu Imposto de Renda” e depois “Consultar a Restituição”.