Recentemente a SouthRock Capital, operadora da Starbucks, Eataly e Subway no Brasil, entrou com um pedido de recuperação judicial. A companhia alegou problemas financeiros, mas um dia depois do pedido a Justiça de São Paulo negou.
Desse modo, o juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª Vara de Falências de São Paulo, alegou que havia falta de informações na documentação entregue pela empresa. Diante disso, uma perícia foi solicitada.
Contudo, na última terça (7) o magistrado antecipou, de forma parcial, os efeitos da recuperação judicial. Ou seja, o patrimônio da SouthRock está temporariamente protegido.
查看更多: Black Friday: Amazon tem produtos com 50% de descontos
A Starbucks vai fechar?
É importante destacar que diante desta situação mais de 40 lojas da Starbucks fecharam no país. A rede tinha 187 unidades no Brasil, então, somente 144 estão operando agora.
Vale destacar que a dívida da empresa soma R$ 1,8 bilhão, mas ainda não se sabe a lista de credores. Segundo o documento enviado à Justiça, 80% dos débitos estão relacionados ao crédito que a empresa tem a receber mas que já está comprometido como garantia de pagamento aos credores.
Apesar da curiosidade dos clientes a respeito do fechamento das lojas, a Starbucks não se pronunciou quando procurada pelo g1.
公司为何提起司法追偿?
根据司法追偿请求,请求理由是巴西经济状况。该公司强调,巴西“信任度低”且不稳定。高利率和汇率波动也被认为是原因。
此外,SouthRock 强调,2020 年 90%、2021 年 70% 和 2022 年 30% 的下降也造成了这种情况。还提到了获得营运资金信贷的困难。
疫情也是推动这一需求的原因之一,因为该公司很难维持实体店的营业。
Imagem:Pexels/Pixabay