Rút FGTS mới: xem cách nó hoạt động

Quảng cáo

O FGTS passará por algumas mudanças em breve, visto que o Ministério do Trabalho e Emprego já tem um projeto em análise. Desse modo, caso o projeto tenha aprovação presidencial ele seguirá para o Congresso. 

A ideia do novo projeto é ajustar a discrepância que afetou muitos trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário. Assim, veja a seguir tudo sobre o assunto e tire suas dúvidas. 

O que aconteceu com o FGTS?

A medida, conforme afirmou o ministro Luiz Marinho, visa beneficiar os trabalhadores que em 2020 optaram pelo saque-aniversário. Isso porque na época era possível socilar um empréstimo pelo FGTS, antecipando valores futuros. 

Quảng cáo

Contudo, de acordo com Marinho, os trabalhadores foram “iludidos”, visto que ao serem demitidos perderam o acesso total aos fundos. Ou seja, essas pessoas não poderão sacar o valor do Fundo de Garantia por 25 meses. 

Portanto, a proposta é corrigir essa situação e garantir a essas pessoas os benefícios retroativos, desde que elas tenham sido demitidas depois de 2020. 

Quảng cáo

Saque-aniversário, o que é? 

Essa modalidade do FGTS está disponível para todos os trabalhadores, que podem sacar o saldo do FGTS no mês do aniversário. É importante destacar que a modalidade surgiu em 2019, no primeiro ano do mandato de Jair Bolsonaro (PL). 

Assim, de acordo com a Caixa essa modalidade é bastante popular entre os trabalhadores, visto que 32,7 milhões de brasileiros aderiram ao saque. O valor a receber fica entre 5% e 50% da soma dos saldos das contas do FGTS.

Há, ainda, um acréscimo referente a parcela adicional vinculada ao saldo da conta de cada trabalhador.  

FGTS digital

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, destacou a  criação do FGTS digital, que deve diminuir em até 34 horas por mês o trabalho das empresas com o recolhimento dos valores. Dessa forma, com essa novidade os depósitos poderão acontecer via Pix e haverá mais transparência no processo. 

Hình ảnh: Bapt/Daniel Dan