Valores a Receber: por que recebi menos do que consta no site?

O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central que permite a você consultar se existem quantias em dinheiro em seu nome esquecidas em bancos e outras instituições. A consulta é feita diretamente pela página do SVR.

No entanto, conforme consta na aba de perguntas e respostas do BC, é possível que o valor que você receba nem sempre seja exatamente igual ao que a plataforma mostra quando você a acessa. Existe, aliás, uma explicação para isso.

O Banco Central explica que isso pode ocorrer “em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em contrato, em lei ou em norma do Sistema Financeiro Nacional”.

Veja mais: Por que minhas dívidas não aparecem no site do Desenrola Brasil?

Como consultar no SVR

Se quiser fazer uma consulta em seu CPF ou CNPJ, basta acessar a página indicada no começo da matéria. Clique na opção “Consulte valores a receber” e em seguida insira nos campos indicados os dados solicitados para fazer a consulta.

Caso você tenha valores para retirar, o próximo passo é fazer login na plataforma utilizando sua conta Gov.br (portal do Governo Federal que permite o acesso a vários serviços online). Tratando-se de uma operação que demanda sigilo bancário, é preciso uma conta nível prata ou ouro.

Resgatando os valores

Logo depois de fazer login, busque a aba “Meus Valores a Receber”. Em alguns casos você pode fornecer sua chave Pix direto na site para receber o pagamento em até 12 dias úteis.

Caso não tenha a opção de inserir sua chave Pix, você deverá entrar em contato direto com a instituição devedora. O BC aponta que, nessa situação, não existe obrigatoriedade de pagar no prazo dos 12 dias úteis.

Imagem: 8photo no Freepik