O Pix é uma forma de pagamento que já faz parte da vida dos brasileiros, já que é rápida e simples de usar. Assim, o recurso deve passar por inovações muito em breve, conforme destacou Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.
Entre as novidades, o resurs deve substituir as funções dos cartões de crédito. Veja a seguir os detalhes dessa inovação e entenda como ela vai funcionar.
Nyheter
A fala de Campos Neto foi em uma premiação da Band, onde ele afirmou que o BC tinha novidades para o Pix. O BC, de acordo com ele, acredita que hoje o Pix já exerce algumas funções do cartão de crédito, como agendar pagamentos.
Essa declaração aconteceu em um momento em que o Banco Central discute as taxas abusivas dos juros de cartão de crédito. Ou seja, como o recurso já conta com a função de agendamento, possibilitando até o horário de transação, a ideia é adicionar a função débito automático no Pix no ano que vem.
Pix sem internet
Outra novidade é que o Pix, no ano que vem, poderá acontecer sem conexão com a internet. Campos Neto afirmou que o recurso cresceu muito nos últimos anos, tendo uma adoção mais rápida do que era esperado.
Em quase três anos desde o lançamento, o Pix chegou a marca de 170 milhões de negócios em um dia. O presidente do BC ainda destacou que apesar do temor dos bancos, o Pix não representa uma ameaça às instituições, visto que desde seu lançamento mais de 6 milhões de contas foram abertas.
Além disso, ele destacou que o uso da verktyg favoreceu o setor financeiro no sentido de competitividade.
Campos Neto segue esperançoso para as novidades que envolvem o recurso e destaca que o Pix é “um pedaço de um plano muito maior” e completa que “temos um caminho bastante interessante para seguir”.
Bild: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil