O Auxílio Gás é um benefício disponibilizado pelo governo federal, com o objetivo de diminuir os efeitos do valor do botijão de gás nos orçamentos das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Assim, o programa é bimestral, ou seja, a cada dois meses. O calendário de repasses é o mesmo do Bolsa Família. Desse modo, veja a seguir quem são as pessoas que podem receber o valor do Auxílio Gás.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
O primeiro requisito é estar inscrito no CadÚnico, já que este é a porta de entrada para os demais programas sociais do governo. Além disso, a renda familiar mensal per capita deve ser menor ou igual a meio salário-mínimo.
O Auxílio Gás ainda contempla as famílias que têm pessoas que moram na mesma casa e que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Não estou no CadÚnico, e agora?
Como dito antes, estar inscrito no CadÚnico é muito importante, mas se você ainda não faz parte, fique calmo. Para quem deseja se inscrever basta ir presencialmente até o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da sua cidade e levar o CPF e o Título de eleitor.
Vale destacar que os pagamentos do benefício são depositados em uma conta digital ou bancária, caso a família não tenha acesso a nenhuma dessas opções é possível abrir uma poupança social digital.
Calendário outubro
Os repasses do benefício ocorrem de acordo com o NIS de cada beneficiário. Veja o calendário completo do Auxílio Gás do mês outubro:
- NIS final 1 – 18 de outubro;
- NIS final 2 – 19 de outubro;
- NIS final 3 – 20 de outubro;
- NIS final 4 – 23 de outubro;
- NIS final 5 – 24 de outubro;
- NIS final 6 – 25 de outubro;
- NIS final 7 – 26 de outubro;
- NIS final 8 – 27 de outubro;
- NIS final 9 – 30 de outubro;
- NIS final 0 – 31 de outubro.
Imagem: Marcello Casal/ Agência Brasil