Bolsa Família Realiza Novo Pagamento com Antecedência no Sábado, 22 de Julho

Oglasi

Mesmo sem ser um dia útil hoje, alguns participantes do Bolsa Família já conseguem acessar o saldo em sua conta digital.

Como regra, o programa Bolsa Família sempre realiza os pagamentos nos últimos 10 dias úteis do mês. Essa prática, longe de ser recente, existe desde a implementação do projeto de transferência de renda. No entanto, muitos desconhecem que há exceções a essa regra, que permitem a certos grupos receber o saldo de forma adiantada.

Os pagamentos do Bolsa Família para o mês de julho, por exemplo, iniciaram no passado dia 18. Tal como nos meses anteriores, o beneficiário precisa referenciar o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS) para determinar quando receberá o saldo em sua conta.

Oglasi

O calendário é o seguinte:

  • Participantes com NIS terminando em 1: 18 de julho (terça-feira);
  • Participantes com NIS terminando em 2: 19 de julho (quarta-feira);
  • Participantes com NIS terminando em 3: 20 de julho (quinta-feira);
  • Participantes com NIS terminando em 4: 21 de julho (sexta-feira);
  • Participantes com NIS terminando em 5: 24 de julho (segunda-feira);
  • Participantes com NIS terminando em 6: 25 de julho (terça-feira);
  • Participantes com NIS terminando em 7: 26 de julho (quarta-feira);
  • Participantes com NIS terminando em 8: 27 de julho (quinta-feira);
  • Participantes com NIS terminando em 9: 28 de julho (sexta-feira);
  • Participantes com NIS terminando em 0: 31 de julho (segunda-feira).

E qual é a exceção?

Como mencionamos, alguns grupos específicos têm a chance de receber o saldo antecipadamente, ou seja, antes da data indicada no calendário. Conforme o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, os beneficiários que costumam receber o pagamento nas segundas-feiras podem ter acesso ao dinheiro no sábado imediatamente anterior.

Oglasi

Parece complicado? Vamos a um exemplo. Na próxima segunda-feira (24), o governo federal planeja fazer pagamentos aos cidadãos com NIS final 5. No entanto, eles podem acessar o saldo em suas contas digitais já neste sábado (22).

A mesma lógica se aplica para os participantes com NIS final 0. Nesse caso, o governo realizará oficialmente os pagamentos na segunda-feira (31), mas os valores para esse grupo estarão disponíveis para movimentação já no sábado anterior, ou seja, dia 29 de julho.

E como receber antecipadamente?

Os beneficiários do Bolsa Família que devem receber o saldo oficialmente numa segunda-feira neste mês de julho não precisam solicitar o adiantamento. O Ministério do Desenvolvimento Social informa que o dinheiro será automaticamente antecipado para esse público.

A movimentação desse valor pode ser feita confortavelmente em casa. O dinheiro será depositado na mesma conta do Caixa Tem. Usando o aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Se preferir, o beneficiário pode usar um caixa eletrônico e movimentar a quantia através do cartão do Bolsa Família. As pessoas que receberam o cartão do antigo Auxílio Brasil no decorrer do ano passado também podem usar este dispositivo para movimentar os saldos.

É obrigatório movimentar o Bolsa Família?

Preberite tudi: Saque do Bolsa Família sem Documentos choca brasileiros

A antecipação do Bolsa Família não exige que todos os beneficiários movimentem o saldo do programa no dia adiantado. O cidadão pode usar a quantia apenas depois do dia do pagamento regular, conforme indicado no calendário desde o início do ano.

A única regra é que a movimentação deve ser feita num período de até 120 dias, ou seja, quatro meses, para evitar que o dinheiro fique retido. Este prazo começa a contar a partir do dia oficial do pagamento, não da antecipação.

Bolsa Família em julho

Dados atualizados do Ministério do Desenvolvimento Social revelam que mais de 20 milhões de pessoas estão recebendo o Bolsa Família neste mês de julho. A média dos pagamentos é de R$ 684 por família.