Universo dos Cartões
0%

Saiba qual a diferença entre milhas e pontos

Saiba qual a diferença entre milhas e pontos

No mundo dos programas de fidelidade, dois termos frequentemente surgem: milhas e pontos. Embora ambos sejam recompensas de programas de fidelidade, eles têm características e usos distintos. 

Então, entender as diferenças entre milhas e pontos é essencial para maximizar os benefícios desses programas, seja para viagens, compras ou outros serviços.

Veja mais: Veja como se cadastrar no Auxílio Gás

Diferença entre milhas e pontos 

Milhas são, tipicamente, associadas a programas de fidelidade de companhias aéreas, como Latam Pass, Smiles e Tudo Azul. Elas são acumuladas com base na distância de voos ou parcerias com cartões de crédito e outros serviços. Elas podem ser usadas para resgatar passagens aéreas, upgrades de classe, acesso a salas VIP e outros benefícios de viagem.

Além disso, é possível acumular milhas ao assinar programas mensais ou comprar milhas diretamente​​​​​​.

Os pontos, por outro lado, acumulam-se através de cartões de crédito e programas de fidelidade de bancos e instituições financeiras, como:

  • Livelo;
  • Esfera;
  • Sempre Presente;
  • Pontos Caixa;
  • Nubank Rewards.

Assim, as pessoas podem usá-los para obter descontos em compras, resgatar produtos ou serviços, obter upgrades de categoria em hotéis e companhias aéreas e até mesmo para viagens gratuitas.

Assim, cada programa tem suas próprias regras e benefícios, e os pontos podem ser trocados por uma ampla gama de recompensas, incluindo produtos, vouchers e ingressos para eventos​​​​.

Como acumular?

O processo de acumulação de milhas e pontos varia de acordo com cada programa. No caso das milhas, as principais maneiras de acumulá-las incluem voar com a companhia aérea específica, transferir pontos do cartão de crédito para a companhia aérea e aproveitar parcerias com outras empresas. 

Já os pontos em cartões de crédito acumulam com base nos gastos, sendo que a cada valor gasto em dólar, por exemplo, o usuário ganha uma quantidade específica de pontos​​.

Além disso, com as mudanças no mercado, agora é possível trocar pontos por uma variedade de produtos e serviços, não apenas passagens aéreas. Isso inclui eletrodomésticos, serviços, ingressos e até mesmo descontos em lojas.

Imagem: Pexels/ Pixabay