Recentemente a SouthRock Capital, operadora da Starbucks, Eataly e Subway no Brasil, entrou com um pedido de recuperação judicial. A companhia alegou problemas financeiros, mas um dia depois do pedido a Justiça de São Paulo negou.
Desse modo, o juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª Vara de Falências de São Paulo, alegou que havia falta de informações na documentação entregue pela empresa. Diante disso, uma perícia foi solicitada.
Contudo, na última terça (7) o magistrado antecipou, de forma parcial, os efeitos da recuperação judicial. Ou seja, o patrimônio da SouthRock está temporariamente protegido.
Vezi mai multe: Vinerea neagră: Amazon are produse cu reduceri de 50%
A Starbucks vai fechar?
É importante destacar que diante desta situação mais de 40 lojas da Starbucks fecharam no país. A rede tinha 187 unidades no Brasil, então, somente 144 estão operando agora.
Vale destacar que a dívida da empresa soma R$ 1,8 bilhão, mas ainda não se sabe a lista de credores. Segundo o documento enviado à Justiça, 80% dos débitos estão relacionados ao crédito que a empresa tem a receber mas que já está comprometido como garantia de pagamento aos credores.
Apesar da curiosidade dos clientes a respeito do fechamento das lojas, a Starbucks não se pronunciou quando procurada pelo g1.
Porque a empresa pediu recuperação judicial?
De acordo com o pedido de recuperação judicial, os motivos para a solicitação são a situação da economia brasileira. A companhia destacou que há, no país, um “baixo grau de confiança” e grande instabilidade no Brasil. As taxas de juros altas e variações cambiais também são citadas como motivo.
Além disso, a SouthRock destacou que as quedas de 90% em 2020, 70% em 2021 e 30% em 2022 também contribuíram para a situação. Há, ainda, menção a dificuldade de ter acesso a crédito para capital de giro.
A pandemia também foi um dos motivos que alavancou o pedido, visto que a empresa teve dificuldades de manter as lojas físicas abertas.
Imagem:Pexels/Pixabay