Quem pode ingressar no Bolsa Família?

O Bolsa Família é o programa nacional de transferência de renda do governo brasileiro (chamado Auxílio Brasil, na gestão anterior). Esse é um benefício de natureza social que visa ajudar nos gastos mensais de famílias em condições de vulnerabilidade.

Mas afinal de contas, quem esta incluso no programa? Antes de mais nada, é importante pontuar que existe um valor em renda limite para que uma família esteja apta ao recebimento desses pagamentos. A regra da conta de uma renda mensal por pessoa de até R$ 218.

Isso quer dizer que, conforme consta na cartilha do Bolsa Família, “toda a renda gerada pelas pessoas da família, por mês, dividida pelo número de pessoas da família, é de, no máximo, R$218”.

Veja mais: Oportunidade: vagas no Sicredi

Inscrição no Bolsa Família

Além da regra acerca da renda, existe ainda um outro ponto que é obrigatório para o recebimento do Bolsa Família. É preciso uma inscrição no Cadastro Único. Esse é um registro que reúne informações sobre cidadãos que integram diversos programa sociais do Governo Federal.

É preciso ir até um posto de cadastramento ou atendimento da assistência social no município para realizar a inscrição. Deve-se levar documentos de identificação de todos os membros da família, bem como comprovante de residência.

Para saber a lista completa de documentos que precisa apresentar na hora de fazer a inscrição, acesse a página do MDS e navegue pela aba de serviços.

Pagamentos do mês de novembro

Os pagamentos relativos ao mês de novembro já começaram. A ordem é baseada no NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. Confira todas as datas do mês:

Dígito final do NISData de pagamento
117 de novembro
220 de novembro
321 de novembro
422 de novembro
523 de novembro
624 de novembro
727 de novembro
828 de novembro
929 de novembro
030 de novembro


Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado