Quais dívidas não posso financiar no Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil é um programa de renegociações de dívidas lançado pelo Governo Federal. A iniciativa visa auxiliar os cidadãos a saírem da inadimplência e retomarem o controle financeiro de suas vidas. É pela plataforma Desenrola que acontecem essas negociações.

No entanto, esse programa dá conta de um público específico. É preciso conferir as informações relativas a quem pode participar, que constam na página do Desenrola Brasil. Além disso, há algumas dívidas que você não poderá financiar. Conforme consta no site, são estas:

  • dívidas de FIES;
  • crédito rural;
  • financiamento imobiliário;
  • créditos com garantia real;
  • operações com funding ou risco de terceiros.

Veja mais: O que é o Benefício Primeira Infância, do Bolsa Família

Formas de pagamentos e regras de participação

Existem duas formas de pagamento: você poderá pagar à vista ou parcelar a dívida em até 60 meses (se isso for possível para a dívida em questão). É importante, aliás, destacar o que consta no site oficial do programa:

Devedores Pessoas Físicas com renda bruta mensal de até dois salários-mínimos ou que estejam inscritos no CadÚnico são aqueles que poderão negociar suas dívidas com desconto. Além disso, podem ser renegociadas as dívidas que negativadas de 2019 a 2022, e cujo valor atualizado seja inferior a R$ 20 mil.

Negociando pela plataforma Desenrola Brasil

Para negociar pela plataforma você deve, antes de mais nada, acessar a mesma e fazer login usando sua conta Gov.br. O portal Gov.br pertence ao governo brasileiro e permite aos cidadãos utilizarem uma série de serviços de forma mais prática.

Para poder usar sua conta no Desenrola, você precisará que ela seja de nível prata ou ouro. Esses níveis dizem respeito ao grau de segurança de cada conta. Por envolver sigilo bancário, é preciso de contas autentificadas com métodos mais precisos. Clique aqui para saber mais sobre as contas Gov.br.

Quando fizer login na plataforma, logo depois já poderá conferir as dívidas que estão disponíveis para renegociar com desconto. É nesse momento que você seleciona as dívidas em questão e define o método de pagamento.

Imagem: master1305 no Freepik