Proteja-se dos golpes do WhatsApp

Os consumidores devem estar sempre atentos a tentativas de golpes online. As redes sociais são um terreno fértil para toda sorte de fraude, sendo amplamente utilizadas pelos estelionatários. O WhatsApp (iOS e Android), app de mensagens popular no Brasil, é, aliás, um dos canais preferidos dos golpistas.

Algum tempo atrás, o BC (Banco Central) emitiu um comunicado informado que os cidadãos deveriam tomar cuidado com golpes relativos ao Sistema de Valores a Receber (SVR). Os bandidos estavam enviado links enganosos se passando por instituições legítimas.

Ao clicar no link, o usuário poderia ser direcionado a uma página falsa, convencido a fornecer uma senha importante ou até ter seu dispositivo infectado por softwares maliciosos. O WhatsApp foi o canal principal de disseminação dessa fraude. No entanto, ela não é única desse tipo.

Tipos de golpes comuns no WhatsApp

De maneira geral, os golpes financeiros online são semelhantes entre si. A grande maioria deles consiste em falsas promessas de ganhar dinheiro. Dessa forma, tais promessas podem vir em forma de “oportunidades de emprego”, investimentos, promoções ou brindes.

Em alguns casos os objetivos dos criminosos é que você realize uma transferência ou insira sua senha em um link controlado pro eles. Já em outros casos, eles podem tentar roubar sua conta na plataforma. É preciso, antes de mais nada, saber como se proteger.

Como se proteger dos golpes

As recomendações gerais é que você evite clicar em links ou baixar anexos enviados por números desconhecidos. Sempre opte por entrar em contato com bancos e outras empresas financeiras por seus canais oficiais.

Lembre-se de não inserir sua senha em nenhum local. Instituições legítimas jamais irão pedir esse tipo de dado sensível. Por via de regra, caso desconfie do contato, apenas ignore e bloqueie o número. Também pode-se fazer uma denúncia direto pelo WhatsApp.

Imagem: master1305 no Freepik