Universo dos Cartões
0%

Perdeu dinheiro no golpe do PIX errado? Confira as orientações para lidar com essa situação!

Perdeu dinheiro no golpe do PIX errado? Confira as orientações para lidar com essa situação!

Infelizmente, o conhecido “golpe do PIX errado” acaba sendo aplicado em muitos brasileiros, levando as vítimas a reembolsarem os golpistas ao acreditarem ter recebido um Pix de forma equivocada.

Neste texto, serão explicados com mais detalhes como esse golpe é realizado, a fim de que você possa estar atento e se proteger dessa situação. Acompanhe e saiba mais!

Ler também: SAQUE DE ‘DINHEIRO ESQUECIDO’ EM BANCOS É LIBERADO; VEJA COMO FAZER.

O que é o golpe do PIX errado?

Normalmente, o golpe do PIX errado é executado de forma planejada, fazendo com que a vítima demore a perceber que foi verdadeiramente enganada.

Tudo começa quando o criminoso entra em contato com a vítima, alegando ter realizado um pagamento via PIX. Em seguida, o golpista envia um comprovante falso de transferência, simulando um depósito na conta da vítima.

Posteriormente, a vítima começa a questionar o suposto pagamento recebido e responde ao golpista para entender do que se trata. O golpista, então, alega ter se confundido e feito uma transferência errada.

O golpe do PIX errado

Ler também: Saiba tudo sobre o Valores a Receber

Esse golpe já fez inúmeras vítimas. Imagem: Canva

Nessa etapa da história, o criminoso passa a fingir desespero por não conhecer a vítima e por ter transferido um valor equivocado. Em seguida, solicita que a vítima reembolse o suposto PIX.

A vítima, muitas vezes sem verificar se realmente recebeu alguma transferência, pode acabar realizando o suposto reembolso para o golpista, enviando o dinheiro que teria sido pago erroneamente.

Entretanto, após realizar a transferência do PIX, a vítima pode perceber que tudo não passou de um golpe. O criminoso nunca havia feito uma transferência para a conta da pessoa e solicitou um pagamento por algo que nunca foi enviado.

Como lidar com essa situação?

Quando a vítima percebe que transferiu dinheiro para um golpista, é compreensível que se sinta extremamente frustrada e, dependendo do valor, até mesmo desesperada. Infelizmente, o dinheiro perdido não pode ser recuperado imediatamente, pois ainda não há um mecanismo para cancelar um PIX já realizado.

Ler também: Benefício Excepcional Alcançará 20 mil Famílias; Veja se você é elegível

Existem medidas judiciais que podem ser tomadas, como entrar em contato com o banco onde a vítima possui conta. É importante relatar como ocorreu o golpe do PIX e deixar claro que foi vítima de um golpe, para que a instituição financeira possa tomar as medidas adequadas.

Nesse caso, o caso será avaliado e, possivelmente, a pessoa receberá reembolso, em alguns casos, por meio do Mecanismo Especial de Devolução do PIX. No entanto, é importante ter em mente que o processo pode levar tempo e requer uma análise detalhada do ocorrido pelo Mecanismo Especial para obter o reembolso efetivo.

Em caso de dúvidas, é sempre importante conversar com a instituição financeira. E lembre-se: não realize transferências via PIX sem ter certeza de que está tudo correto.