Perdeu dinheiro no golpe do PIX errado? Confira as orientações para lidar com essa situação!

Infelizmente, o conhecido “golpe do PIX errado” acaba sendo aplicado em muitos brasileiros, levando as vítimas a reembolsarem os golpistas ao acreditarem ter recebido um Pix de forma equivocada.

Neste texto, serão explicados com mais detalhes como esse golpe é realizado, a fim de que você possa estar atento e se proteger dessa situação. Acompanhe e saiba mais!

Ler também: SAQUE DE ‘DINHEIRO ESQUECIDO’ EM BANCOS É LIBERADO; VEJA COMO FAZER.

O que é o golpe do PIX errado?

Normalmente, o golpe do PIX errado é executado de forma planejada, fazendo com que a vítima demore a perceber que foi verdadeiramente enganada.

Tudo começa quando o criminoso entra em contato com a vítima, alegando ter realizado um pagamento via PIX. Em seguida, o golpista envia um comprovante falso de transferência, simulando um depósito na conta da vítima.

Posteriormente, a vítima começa a questionar o suposto pagamento recebido e responde ao golpista para entender do que se trata. O golpista, então, alega ter se confundido e feito uma transferência errada.

O golpe do PIX errado

Ler também: Saiba tudo sobre o Valores a Receber

Esse golpe já fez inúmeras vítimas. Imagem: Canva

Nessa etapa da história, o criminoso passa a fingir desespero por não conhecer a vítima e por ter transferido um valor equivocado. Em seguida, solicita que a vítima reembolse o suposto PIX.

A vítima, muitas vezes sem verificar se realmente recebeu alguma transferência, pode acabar realizando o suposto reembolso para o golpista, enviando o dinheiro que teria sido pago erroneamente.

Entretanto, após realizar a transferência do PIX, a vítima pode perceber que tudo não passou de um golpe. O criminoso nunca havia feito uma transferência para a conta da pessoa e solicitou um pagamento por algo que nunca foi enviado.

Como lidar com essa situação?

Quando a vítima percebe que transferiu dinheiro para um golpista, é compreensível que se sinta extremamente frustrada e, dependendo do valor, até mesmo desesperada. Infelizmente, o dinheiro perdido não pode ser recuperado imediatamente, pois ainda não há um mecanismo para cancelar um PIX já realizado.

Ler também: Benefício Excepcional Alcançará 20 mil Famílias; Veja se você é elegível

Existem medidas judiciais que podem ser tomadas, como entrar em contato com o banco onde a vítima possui conta. É importante relatar como ocorreu o golpe do PIX e deixar claro que foi vítima de um golpe, para que a instituição financeira possa tomar as medidas adequadas.

Nesse caso, o caso será avaliado e, possivelmente, a pessoa receberá reembolso, em alguns casos, por meio do Mecanismo Especial de Devolução do PIX. No entanto, é importante ter em mente que o processo pode levar tempo e requer uma análise detalhada do ocorrido pelo Mecanismo Especial para obter o reembolso efetivo.

Em caso de dúvidas, é sempre importante conversar com a instituição financeira. E lembre-se: não realize transferências via PIX sem ter certeza de que está tudo correto.