Idoso com 60 anos pode receber o BPC?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício estabelecido pela Lei Orgânica da Assistência Social. O BPC é um auxílio destinado a pessoas com deficiência e idosos acima de uma determinada idade.

O BPC, no entanto, não é um aposentadoria (ao contrário do que muitos pensam). Sendo assim, o recebimento desse benefício não demanda contribuição ao INSS. Por essa razão também, o benefício não paga 13º salário e nem deixa pensão por morte.

Mas afinal de contas, é possível que o idoso de 60 anos receba o BPC?

Veja mais: Vagas de emprego: Ambev está contratando

Regras para recebimento do BPC

Como mencionado acima, o BPC é direcionado para idosos a partir de certa idade pré-determinada. Ainda que 60 anos já seja considerado idoso, somente aqueles acima de 65 anos poderão receber o BPC pelo quesito de idade.

Entretanto, vale lembrar que pessoas deficientes de qualquer idade são também asseguradas. Isso quer dizer que pessoas de 60 anos ainda poderão ser comtempladas pelo critério de deficiência.

Como solicitar

Em primeiro lugar, é preciso que a família do beneficiário esteja devidamente inscrita no Cadastro Único. É possível fazer isso indo até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade com os documentos necessários (acesse o site do MDS para consultar).

Já o benefício em si você pede pelo site do Meu INSS ou pelo para celular, disponível para Android e para iOS. Cadastre-se na plataforma usando seu CPF e procure a opção “Novo Pedido”, solicitando aquele que deseja.

Imagem: Freepik