O ID jovem é um documento que possibilita acesso a diversos benefícios de meia entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. Além disso, por meio do programa é possível obter de forma gratuita ou desconto de no mínimo 50% em passagens de transporte coletivo interestadual.
O programa teve um total de 20.185 carteirinhas solicitadas em agosto, na cidade de Guarulhos, São Paulo. O número é bastante expressivo, já que representa um aumento de 15,73% com relação ao número de janeiro deste ano, quando apenas 17.440 documentos foram emitidos.
Se comparado a julho de 2022 o aumento foi ainda maior, de 34,20%, quando 15.040 carteirinhas foram emitidas na cidade de Guarulhos.
Quem tem direito ao ID Jovem?
O benefício do governo abrange jovens de 15 a 29 anos, desde que esses façam parte de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Outro requisito é fazer parte do CadÚnico e ter informações atualizadas há pelo menos dois anos.
Como faço meu ID Jovem?
Para obter a carteirinha é necessário acessar o site e preencher os seguintes dados:
- Número do NIS;
- Nome completo;
- Nome da mãe;
- Data de nascimento.
O cadastro também é possível por meio de dispositivos móveis, no app do programa (Android e iOS).
Quem usa a carteirinha recomenda
Muitos jovens já usam a carteirinha e recomendam o benefício disponibilizado pelo governo. Assim, veja a seguir alguns comentários sobre o programa nas redes sociais:
Benefícios do programa
Como dito antes, o ID Jovem é bastante vantajoso para os beneficiários, visto que ele oferece o benefício de meia-entrada. Desse modo, veja seguir quais programas culturais essa carteirinha contempla:
- Shows;
- Eventos esportivos;
- Teatros;
- Cinemas;
- Exposições.
Vale destacar que a carteirinha vale tanto para eventos em locais públicos quanto para locais privados. Então, não perca essa oportunidade de desconto e faça já o seu cadastro!
Marcello Casal/ Agência Brasil