Neste sábado (28) a prefeitura de Belo Horizonte vai realizar uma ação para que as pessoas atualizem os dados do CadÚnico. Dessa forma, a iniciativa foi chamada de Dia D do Bolsa Família e do Jedinstvena registracija.
Além da atualização dos dados cadastrais, novas famílias também podem comparecer ao local para fazer cadastro no programa social. Veja a seguir todos os detalhes dessa ação que acontecerá na capital mineira.
Sobre a ação do CadÚnico
De acordo com José Crus, secretário adjunto e subsecretário de Assistência Social, atualmente a cidade conta com 45 pontos de ação para fazer a atualização do CadÚnico. Esses postos funcionam diariamente, mas a ideia do Dia D é que as famílias consigam se planejar com antecedência para poder participar.
Além disso, segundo ele, a ação também vai focar no combate às fake news relacionadas ao assunto, através do esclarecimento das dúvidas da população.
Espera-se sucesso na ação, já que mais de 60 mil famílias em Belo Horizonte precisam atualizar os dados do CadÚnico. Desse número, mais de 37 mil já foram convocadas pela prefeitura para a Revisão Cadastral 2023 e precisam, com urgência, atualizar as informações, ou vão correr o risco de perder o benefício.
Mutirões CadÚnico
Belo Horizonte não é a única cidade que terá uma ação para que as pessoas atualizem os dados cadastrais. Isso porque durante todo o mês de outubro outras regiões brasileiras realizaram zajedničkim naporima de atualização.
Assim, bem como a ação em BH, a ideia é que as famílias tenham tempo para se planejar e levem consigo todos os documentos necessários e esclareçam as dúvidas. É importante manter os dados do CadÚnico atualizados, visto que ele é o sistema que dá acesso a todos os benefícios sociais do governo federal.
Quais dados ficam gravados no sistema?
É importante destacar que os dados ficam armazenados com um único intuito: saber quem são as famílias que precisam dos auxílios sociais. Portanto, o CadÚnico armazena os seguintes dados das famílias:
- Informações do domicílio;
- Renda;
- Escolaridade;
- Possíveis deficiências;
- Dados como pertencimento a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos;
- Despesas mensais;
- Dados pessoais de cada integrante.
Imagem: Agência Brasil/ EBC