Oglasi
Atenção, candidatos a concurso público! O Inmetro recebeu autorização para realizar um novo concurso, quase uma década após o último.
Boas notícias para quem está se preparando para concursos! Na sexta-feira (16), o Governo Federal anunciou que deu luz verde para um novo concurso público do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A autorização era esperada pelo órgão desde 2022, mas só agora foi concedida.
Serão disponibilizadas 100 vagas para candidatos de nível superior. Do total, 40 serão destinadas ao cargo de Analista Executivo em Metrologia e Qualidade e as outras 60 para o cargo de Pesquisador Tecnologista em Metrologia e Qualidade. Veja mais detalhes a seguir!
Oglasi
Concurso Inmetro 2023 em destaque
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou um total de 4.436 vagas em 20 órgãos e 14 ministérios. Segundo a ministra, as autorizações para os concursos serão publicadas em uma edição extra do Diário Oficial da União.
Dweck também mencionou a previsão de um terceiro pacote de autorizações. “Os que não saírem hoje, podem sair na segunda ou terça”, afirmou.
Oglasi
Além disso, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, confirmou a autorização para o concurso via Twitter. De acordo com sua postagem, o concurso “ajudará a aumentar a fiscalização dos nossos produtos”.
Inmetro não realizava concurso desde 2014
Em sua publicação, Alckmin enfatizou que o concurso do Inmetro é crucial “para repormos nossos quadros técnicos, após quase 10 anos sem processos seletivos, reduzindo o ‘Custo Brasil’ e aumentando nossa competitividade.”
O último concurso do Inmetro ocorreu há 8 anos, quando foram lançados três editais totalizando 80 vagas. Naquela ocasião, o processo seletivo foi organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).
O último concurso incluiu provas objetivas e uma avaliação de títulos e experiência profissional para candidatos de nível médio. Os candidatos de nível superior foram submetidos a essas etapas, além de provas discursivas e um curso de formação.
Para o cargo de especialista, as avaliações incluíram análise de títulos e produção científica e tecnológica, além de defesa pública de Memorial e de Plano de Trabalho.