Golpes do MEI: saiba como se proteger

Tornar-se MEI (Microempreendedor Individua) virou uma opção interessante para quem busca formalizar seu empreendimento e fazer seus próprios horários. No entanto, o MEI deve tomar cuidado com os golpes quais está sujeito.

Existe uma variedade de fraudes que são voltadas para essa modalidade de trabalho. Muitos desses golpes, aliás, envolvem pedidos de pagamento de taxas e ameaças de cancelamento de CNPJ. Os contatos fraudulentos podem vir por e-mail, SMS e até WhatsApp.

Com os dados disponíveis para consulta online, o MEI acaba tornando-se um alvo fácil para operações criminosas online. Sendo assim, saber quais são suas obrigações como MEI ajuda você a identificar tentativas de golpe.

Veja mais: Black Friday Cobasi: até 70% de descontos

MEI: como os golpes funcionam

Antes de mais nada, é preciso apontar que o MEI tem apenas uma obrigação mensal: o pagamento da DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que inclui impostos:

  • municipais (ISS);
  • estaduais (ICMS);
  • contribuição patronal para Previdência (INSS).

A DAS MEI basicamente é uma guia onde você paga tudo isso ao mesmo tempo, ou seja, de uma só vez, todo dia 20. Além desse pagamento mensal, há ainda a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN SIMEI).

Essas são abordagens muito usada pelos golpistas: falsos boletos da DAS MEI e DASN SIMEI.

Use apenas os sites oficiais

Quando receber boletos ou links por mensagem, e-mail ou qualquer canal de contato pedindo para fazer pagamento das obrigações do MEI, ignore. Você é quem deve entrar no site do Governo Federal para quitar suas obrigações.

O endereço que você deve acessar afim de informações oficiais é o Portal do Empreendedor. Utilize somente essa plataforma para pagamentos e como fonte de informações.

Imagem: Freepik