O Voa Brasil é um programme que será lançado em breve pelo governo federal. A ideia do é disponibilizar passagens mais baratas para aposentados e pensionistas do INSS.
Contudo, a plataforma, que tinha o lançamento previsto para agosto, ainda não saiu do papel, já que o Ministério dos Portos e Aeroportos está fazendo os ajustes finais. Ainda que o projeto não esteja pronto, golpistas já estão fazendo vítimas na internet.
O governo já emitiu um comunicado oficial a respeito do assunto, veja a seguir os detalhes da situação.
Pronunciamento do governo sobre o Voa Brasil
É importante destacar que os golpistas usam um site falso que leva a vítima a um chat para realizar um cadastro. Depois, a pessoa é redirecionada a uma guia de pagamento, onde os criminosos conseguem acesso a dados sensíveis da vítima.
O governo federal publicou dois comunicados oficiais a respeito do golpe. Em um desses comunicados às autoridades destacaram que os sites que estão circulando na internet são falsos.
Além disso, o comunicado destaca que quando a plataforma entrar em vigor o contato não será direto com os interessados, mas sim pelo site oficial. O comunicado ainda ressalta a importância de não passar dados pessoais como CPF, nome completo e data de nascimento.
Caso isso aconteça com você, procure os canais oficiais do governo para denunciar a situação, como:
- Telefone: (61) 20298090;
- Site: Fala BR
- E-mail: [email protected].
Sobre o programa
O programa ainda não entrou em vigor, mas já está na reta final. O que se sabe até o momento é que o Voa Brasil vai disponibilizar passagens a R$ 200 a aposentados e pensionistas do INSS que tem renda de até R$ 6,8 mil.
Portanto, esse grupo de pessoas terá direito a duas passagens por ano, com direito a acompanhante, para os destinos disponibilizados no período de baixa temporada. Vale destacar que quem não viajou no último ano poderá comprar até 4 passagens.
Imagem: Unsplash/Bao Menglong