Anúncios
Mantenha-se vigilante, beneficiários do Bolsa Família! Há possibilidade de perda do benefício caso valores estejam acumulados no Caixa Tem. Não ignore este aviso!
Em torno de 579 famílias encontram-se em risco de desligamento do Bolsa Família, dado que não têm realizado o saque dos montantes disponibilizados pelo programa social mensalmente. Este é um alerta emitido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) de Natal. É urgente que os beneficiários efetuem a retirada imediatamente.
O descumprimento na movimentação dos valores figura como uma das razões que podem levar à suspensão do benefício. Se o valor permanecer intacto ou não movimentado, o prazo estipulado é de até 90 dias para que o beneficiário aja. Se isso não ocorrer, o valor retorna ao governo.
Anúncios
Tal ação acontece porque, com a estagnação do Bolsa Família, o Governo Federal assume que a família em questão já não necessita mais do suporte social e procede com o cancelamento automático.
Consulta do Bolsa Família para os moradores de Natal
Os residentes de Natal podem efetuar a consulta do Bolsa Família através do aplicativo Natal Digital, acessível para iOS e Android, baseando-se no número do NIS (Número de Identificação Social). Aqui estão as etapas:
Anúncios
- Inicialmente, no app, busque pelo ícone “Guia de Serviços”;
- Depois, selecione “Cadastro Único”;
- Por último, clique em “Consulta de Benefício Bolsa Família”.
Ler também: Reestruturação do Bolsa Família? Compreenda as modificações com a atual MP
Se o montante estiver acumulado, é necessário movimentá-lo, seja presencialmente ou pelo Caixa Tem. O aplicativo oferece uma gama de serviços financeiros que facilitam transações com o valor do benefício.
Razões para o cancelamento
A falta de saque não é a única causa para o cancelamento do Bolsa Família pelo governo. Esteja ciente dos demais motivos:
- Não movimentar a conta;
- Dados cadastrais desatualizados;
- Informações incorretas no Cadastro Único (CadÚnico);
- Renda mensal per capita acima do estipulado pelo programa social.
A atualização das informações no CadÚnico pode ser realizada em unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) presencialmente. Atualmente, a renda mensal per capita determinada pelo programa é de até R$ 218.