O calendário do Auxílio Gás de outubro já está disponível e deve começar os repasses ainda nesta quarta-feira (18). O objetivo principal do programa é permitir que a população de baixa renda consiga pagar o valor do botijão de gás de 13kg.
Sendo assim, veja a seguir como acessar o pagamento do Auxílio Gás e confira o calendário completo de outubro.
Como consigo movimentar o valor do Auxílio Gás?
O benefício do Auxílio Gás cai em uma conta digital bancária fornecida pelo próprio titular. Mas, se o beneficiário não tiver uma conta, é possível criar uma poupança digital da Caixa de forma rápida e gratuita.
Quem recebe o valor é o responsável familiar, preferencialmente à mulher, que deve ser indicada na hora do cadastro no benefício. Para quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) o pagamento será feito pelo titular do benefício ou por seu responsável legal.
Qual o valor do benefício?
Atualmente o Auxílio Gás cobre 100% do preço médio do botijão de 13kg, mas é importante destacar que esse valor pode variar conforme a cidade de cada brasileiro. Além disso, a ideia de cobrir o valor completo do gás de cozinha passou a valer após a emenda constitucional que aumentou o valor dos benefícios sociais.
Ou seja, o valor do Auxílio passou a ser o dobro do que era. Contudo, em 2024, segundo informações da Agência Brasil, o benefício voltará a ser metade do preço médio do botijão.
Calendário outubro
O calendário do Auxílio Gás de outubro já está disponível, confira:
- NIS final 1 – 18 de outubro;
- NIS final 2 – 19 de outubro;
- NIS final 3 – 20 de outubro;
- NIS final 4 – 23 de outubro;
- NIS final 5 – 24 de outubro;
- NIS final 6 – 25 de outubro;
- NIS final 7 – 26 de outubro;
- NIS final 8 – 27 de outubro;
- NIS final 9 – 30 de outubro;
- NIS final 0 – 31 de outubro.
Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil