É preciso inscrição no CadÚnico para receber Bolsa Família?

O Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil) é o programa nacional de transferência de renda do Governo Federal. Esse programa visa auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. No entanto, existem alguns requisitos para receber o benefício.

Antes de mais nada, é obrigatório que todos os membros do núcleo familiar estejam inscritos no Cadastro Único (abreviado como CadÚnico); esse é um registro que reúne informações acerca dos cidadãos inclusos em programas sociais em todo o Brasil.

Além de fazer a inscrição, também é essencial que todas as informações do CadÚnico permanecem atualizadas. A falta de atualização pode fazer com o que o benefício fique bloqueado temporariamente.

Veja mais: Consiga uma vaga de emprego no Banco Safra

Como se inscrever e atualizar o CadÚnico

Você pode fazer sua inscrição indo até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade. O líder familiar (que ficará responsável por fazer a inscrição da família) deve levar consigo documentos de identificação de todos os moradores da casa, bem como comprovante de residência.

Você então poderá baixar o app do CadÚnico (Android ou iOS) para fazer consultas ou atualizar dados. Lembrando que algumas modificações de dados devem ser feitas também no CRAS.

Por meio do app ainda é possível emitir um comprovante e inscrição no Cadastro Único.

Calendário do Bolsa Família de novembro

Veja abaixo as datas do calendário de pagamentos do Bolsa Família em novembro. As datas são determinadas conforme o número final do NIS (Número de Identificação Social):

Último digito do NISData de pagamento
117 de novembro
220 de novembro
321 de novembro
422 de novembro
523 de novembro
624 de novembro
727 de novembro
828 de novembro
929 de novembro
030 de novembro

Imagem: Divulgação/CadÚnico