Desbloqueio de parcelas do Bolsa Família: Saiba como receber retroativo

A Bolsa Família é uma ação estratégica do governo federal destinada a amparar famílias em circunstâncias socioeconômicas críticas. Contudo, não é raro que diversos participantes vejam seu auxílio temporariamente suspenso por inconsistências no cadastro ou por não cumprimento de certos requisitos.

Reativação do Auxílio em Outubro

Uma luz no fim do túnel para os integrantes do Bolsa Família: desde o início de outubro, aqueles que haviam enfrentado suspensões em seus benefícios nos meses precedentes começaram a ter seus auxílios reativados. Isso sugere que, se seu auxílio foi suspenso em setembro, por exemplo, agora é possível reaver os montantes em atraso.

Ler também: Bolsa Família terá novo valor em breve?

Essa regularização está sendo promovida de maneira sequencial, dando prioridade, inicialmente, aos integrantes de famílias individuais que responderam à convocação para validação cadastral e atualizaram suas informações conforme solicitado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Se, por acaso, você não conseguiu realizar isso no tempo devido, ainda há a opção de se dirigir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para corrigir seu cadastro e assegurar o auxílio no próximo ciclo.

Como conferir a reativação do Bolsa Família?

Para saber se seu Bolsa Família foi regularizado em outubro, o processo é direto. É só acessar o aplicativo dedicado, o app Caixa Tem ou o Portal do Cidadão da Caixa e conferir se os montantes passados apresentam o status “LIBERADO”. Esses métodos de verificação foram atualizados a partir de 10 de outubro, permitindo que os integrantes possam checar a condição atual de seus auxílios.

Se sua situação já foi resolvida, é fundamental observar que, ocasionalmente, o app Caixa Tem pode não mostrar os montantes em atraso, mesmo que o status indique “liberado”. Em tais circunstâncias, é recomendado fazer a retirada diretamente em uma agência da Caixa ou em pontos lotéricos, empregando o Cartão oficial do Bolsa Família, o Cartão Cidadão ou um documento oficial com foto.

Retirada dos montantes atrasados

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) destacou que, com a regularização do Bolsa Família em outubro, cerca de 700 mil montantes em atraso foram disponibilizados. Estes valores podem ser consultados tanto no aplicativo específico quanto no Caixa Tem. A retirada dos montantes atrasados pode acontecer antes da data formal de pagamento de outubro, com o valor sendo transferido automaticamente para a conta onde o integrante recebe mensalmente.

É vital mencionar que a retirada dos montantes em atraso não afeta o pagamento mensal regular. Os desembolsos do Bolsa Família seguem o cronograma oficial, que alinha as datas de pagamento ao último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do integrante.

Cronograma de pagamento do Bolsa Família em outubro

O pagamento de outubro do Bolsa Família será efetuado a partir de 18/10 para os integrantes cujo NIS conclui com o dígito 1. Nesta janela, o MDS fará antecipações para famílias de regiões como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas em mais de 300 municípios. Veja a programação completa:

Final do NISData de depósito
118/10
219/10
320/10
423/10
524/10
625/10
726/10
827/10
930/10
031/10

Esteja atento ao cronograma para garantir a retirada do seu auxílio na data apropriada.

Montantes em atraso

Ler também: BOLSA FAMÍLIA: Confira os beneficiados neste dia 24 de outubro (terça-feira).

A reativação do Bolsa Família em outubro oferece um alento para muitos que haviam tido seus auxílios suspensos anteriormente. Com isso, podem agora reaver os montantes em atraso, desde que tenham sanado as incongruências cadastrais no tempo definido pelo MDS. Avalie a condição do seu auxílio pelos canais disponíveis e, se algum montante em atraso estiver liberado, retire-o em uma agência da Caixa ou ponto lotérico. E não se esqueça de monitorar o cronograma de desembolsos para não perder o prazo.

Reforce a ideia de que o Bolsa Família atua como um pilar essencial no enfrentamento à pobreza e na promoção da inclusão social. Se você é um dos beneficiados, utilize este recurso para ampliar sua qualidade de vida e daqueles ao seu redor.