Cuidado com o “golpe do amor”

Você já ouviu falar do “golpe do amor”? Essa é uma modalidade elaborada de fraude financeira na qual o golpista conquista a confiança da vítima através de um relacionamento amoroso virtual. A relação pode começar por aplicativos de relacionamento ou pelas redes sociais.

Esse tipo de golpe é mais complexo que a maioria dos outros por conta da manipulação emocional que está envolvida no mesmo. Depois de envolver o alvo, o criminoso passa a tirar proveito da paixão pedindo dinheiro e presentes.

Como identificar o golpe do amor

Nem sempre é fácil de identificar tentativas de golpe dessa natureza. Isso porque, de fato, com o uso cada vez maior das redes sociais, muitos relacionamentos legítimos constroem-se dentro do ambiente da internet. No entanto, fique atento para alguns sinais listados pelo site de cybersegurança Kaspersky.

Um “sintoma” do golpe do amor é um sentimento que floresce rápido demais. Fique com um pé atrás caso seu novo contato comece com demonstrações precipitadas ou exageradas de paixão muito precocemente.

Outro sinal que deve levantar suspeitas é resistência em enviar fotos ou vídeos. Em muitos casos, esses golpistas se apresentam com fotos falsas e se recusam a fazer ligações ou chamadas de vídeo. Cuide também com quem inventa desculpas para não se encontrar pessoalmente.

O que o golpista quer da vítima?

Como mencionado anteriormente, o objetivo do golpista é tirar proveito financeiro. Ele poderá inventar desculpas para que você envie determinadas quantias em dinheiro. Essas desculpas variam, mas podem incluir “emergências”, “pagamento de contas” e afins.

Caso você desconfie que está em contato com um golpista, a indicação geral é que encerre de forma total o contato. Caso você tenha sido prejudicado financeiramente, reúna provas e entre em contato com um advogado para abrir um B.O (Boletim de Ocorrência).

Imagem: Freepik