Conheça o FGTS Digital

O FGTS é uma novidade que deve surgir em breve, em 1º de março de 2024. O lançamento foi adiado para que haja mais tempo de testes do sistema. Vale destacar que o projeto está em andamento há quatro anos, e que as empresas de todo o Brasil puderam testar a nova forma de recolhimento nos últimos três meses. 

Apesar disso, o lançamento definitivo ainda não aconteceu. Sendo assim, veja em detalhes como essa novidade vai funcionar e quais serão as vantagens do FGTS Digital.  

Veja mais: Serasa aponta que dívidas dos brasileiros são com alimnetação 

FGTS digital

É importante destacar que no Brasil mais de 4,3 milhões de empregadores recolhem o FGTS dos quase 42 milhões de contas dos trabalhadores. O valor das contas vai para aos trabalhadores em casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, doenças graves, ou a compra da casa própria. 

Ou seja, é um dinheiro para emergências. Contudo, muitos empregadores deixam de depositar os valores. Então, com o FGTS Digital a ideia é que a sonegação diminua. 

Além disso, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, destacou que a criação do FGTS digital deve diminuir em até 34 horas por mês o trabalho das empresas com o recolhimento dos valores. Dessa forma, com essa novidade os depósitos poderão acontecer via Pix e haverá mais transparência no processo. 

Quais são as modalidades do FGTS

O FGTS conta com duas modalidades, o saque-rescisão, que dá ao trabalhador o direito de retirar o valor total da conta, incluindo a multa rescisória, em casos de demissão sem justa causa. 

A outra modalidade é o saque-aniversário, que surgiu em 2019, e possibilita que o trabalhador saque uma parcela anual do saldo da conta do FGTS no mês do aniversário. O valor pode variar entre 5% e 50% da soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador, com um adicional relacionado ao saldo. 

Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil