Anúncios
O pagamento do Auxílio Gás, programado para fevereiro de 2024, seguirá o calendário do Bolsa Família, continuando sua periodicidade bimestral. Contudo, uma mudança importante está prevista para a próxima edição do benefício.
Conforme anunciado pelo governo, o valor do Auxílio Gás em fevereiro sofrerá uma redução, passando para metade do preço médio do botijão de gás de 13kg. Essa modificação impactará aproximadamente 5,4 milhões de famílias brasileiras, que aguardam a confirmação do montante exato que receberão.
Veja mais: Bolsa Família vai pagar na segunda-feira?
Anúncios
Valor da parcela de fevereiro
A quantia exata do Auxílio Gás para o ano de 2024 ainda não foi estabelecida oficialmente. Contudo, espera-se que corresponda à metade do valor anteriormente concedido aos beneficiários. Em dezembro, o cálculo do benefício foi 100% do preço médio do botijão de gás de 13kg no país, totalizando R$ 104.
É importante lembrar que o Auxílio Gás alcança mais de 5,4 milhões de famílias brasileiras, sendo distribuído a cada dois meses. Portanto, o último pagamento foi efetuado em dezembro, gerando expectativas quanto ao montante da próxima parcela.
Anúncios
Calendário de fevereiro
É importante destacar que o calendário do Auxílio Gás vai continuar seguindo o Bolsa Família no próximo ano. Assim, veja o calendário completo do benefício de fevereiro:
- NIS final 1 – 16 de fevereiro;
- NIS final 2 – 19 de fevereiro;
- NIS final 3 – 20 de fevereiro;
- NIS final 4 – 21 de fevereiro;
- NIS final 5 – 22 de fevereiro;
- NIS final 6 – 23 de fevereiro;
- NIS final 7 – 26 de fevereiro
- NIS final 8 – 27 de fevereiro;
- NIS final 9 – 28 de fevereiro;
- NIS final 0 – 29 de fevereiro.
Como evitar a suspensão do Auxílio Gás?
Manter as informações atualizadas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é indispensável para evitar a interrupção do Auxílio Gás. Assim, o CadÚnico, sob a administração do governo federal, serve como a principal fonte de dados para determinar a elegibilidade e efetuar os pagamentos do benefício.
Portanto, é fundamental realizar as devidas atualizações sempre que houver alterações na composição familiar, na renda ou em quaisquer outros dados relevantes. Essa prática assegura a continuidade do acesso ao Auxílio Gás, promovendo a eficácia dos programas sociais destinados a auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade.
Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil