Como se inscrever para fazer parte do Bolsa Família?

O Bolsa Família é o programa de transferência de renda direta do Governo Federal. Ele visa auxiliar financeiramente famílias em situação de vulnerabilidade social. Existem, no entanto, alguns critérios e requisitos para o recebimento desse benefício.

Antes de mais nada, é preciso atentar-se para a renda do núcleo familiar. Para ter direito ao Bolsa Família é necessário uma renda mensal por pessoa de até R$ 218,00. Além disso, para manter o recebimento mensal, é obrigatório acompanhamento pré-natal para gestantes, frequência escolar e mais (confira a cartilha).

Mas afinal de contas, como as famílias que cumprem os requisitos podem fazer para participar do Bolsa Família?

Veja mais: Shopping do Pan com ofertas de Black Friday

Inscrevendo-se no Bolsa Família

Em primeiro lugar, toda e qualquer família que quiser receber o Bolsa Família precisa estar devidamente inscrita Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único). Esse é um registro que reúne dados acerca de recebedores de auxílios sociais em todo o Brasil.

Para fazer a inscrição, o líder familiar deve comparecer a um posto de cadastramento ou atendimento da assistência social de seu município. Esse líder familiar deve levar consigo documentos de identificação de todos os membros da família e comprovante de residência.

Para saber todos os demais documentos que você poderá precisar levar, bem como encontrar os postos de cadastramento mais próximos de você, acesse o site do MDS, e entre na aba “Serviços”. Essa é uma orientação da cartilha do Bolsa Família.

Pagamentos do mês de novembro

Veja abaixo o calendário de pagamento de novembro.

Digito final do NISData de pagamento
117 de novembro
220 de novembro
321 de novembro
422 de novembro
523 de novembro
624 de novembro
727 de novembro
828 de novembro
929 de novembro
030 de novembro

Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado