Como resgatar dinheiro direto pelo Sistema de Valores a Receber

O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central que permite ao cidadão consultar se existe dinheiro esquecido em seu nome em bancos e demais instituições. Acessando a página do SVR, você consegue fazer uma consulta em seu CPF ou CNPJ.

Para além da consulta, você também precisa fazer login na página do sistema com sua conta Gov.br para obter informações acerca da empresa que deverá pagar os valores. Além disso, em alguns casos, é possível solicitar a devolução direto pelo SVR.

Para que isso aconteça, em primeiro lugar, a instituição deverá ter aderido ao Termo de Adesão do Banco Central. Também é preciso que você possua ao menos uma chave Pix.

Veja mais: Como saber quais empresas que participam do Desenrola Brasil

Solicitando o dinheiro pelo sistema

Quando você faz login na plataforma, deverá, em seguida, procurar pela aba “Meus Valores a Receber”. Nela você consulta dados como nome e formas de contato da instituição devedora, o valor exato a receber e a origem do mesmo.

Você então precisa achar a opção “Solicitar por aqui”. Esse é o momento de fornecer sua chave Pix. Se você não tiver uma, poderá criar ou simplesmente optar pela segunda forma de reaver seu dinheiro: falar diretamente com o banco.

Resgatando dinheiro direto com a instituição

Caso você não consiga resgatar os valores direto pelo sistema, resta contatar a instituição que deve fazer o pagamento. Você pode usar as formas de contato informadas pelo SVR. No entanto, há um ponto a se destacar.

Quando você solicita os valores pelo sistema do Banco Central, existe um prazo de 12 dias úteis para essa devolução ocorrer. Por outro lado, ao fazer o contato por fora da plataforma, não existe esse prazo.

Imagem: storyset no Freepik