Como investir em renda fixa

Está em dúvida de como investir em renda fixa? No Brasil, educação financeira não é conteúdo escolar em escola pública, e nas particulares o ensinamento sobre esse tema é raso. Por tanto, não temos conhecimento sobre o assunto para investir com segurança.

Por isso, neste texto, vamos explicar o que é, como investir e porque investir neste ativo que oferece retornos previsíveis e constantes ao investidor a curto prazo. 

O que é renda fixa?

A renda fixa se refere a uma categoria de investimentos em que o investidor faz um acordo com os bancos ou Governo emprestando em troca de lucro já definido. Ou seja, o investidor já sabe quanto vai receber de remuneração com juros ao final do prazo contratado. Alguns exemplos de ativos de renda fixa são: Tesouro Direto, CDBs (Certificados de Depósito Bancário) e Letras de Crédito.

Como investir?

Primeiramente, você precisa escolher o ativo financeiro que melhor se adapta aos seus objetivos e ao seu perfil de investidor. Depois, é necessário abrir uma conta em uma instituição financeira, como um banco ou corretora, para realizar a compra desses produtos. Por fim, você faz a aplicação do seu dinheiro no ativo escolhido e aguarda até o vencimento para receber os rendimentos.

Por que investir

Existem diversas vantagens em investir em renda fixa, a primeira é a segurança oferecida por esses ativos, pois geralmente possuem baixo risco de perdas.

Além disso, a renda fixa permite diversificar a carteira de investimentos, pois existem diversos produtos disponíveis no mercado.

Outro ponto positivo é a previsibilidade dos rendimentos, o que facilita o planejamento financeiro. A renda fixa oferece opções para diferentes perfis de investidor, com prazos de investimento curtos, médios e longos.

Leia também: 3 opções de investimentos acessíveis para você

Imagem: Freepik