Como emitir boleto de pagamento DAS MEI

Quem é MEI (Microempreendedor Individual) precisa se manter em dia com os valores obrigatórios para a manutenção de seu CNPJ ativo. É para isso que serva o DAS MEI: recolher seus impostos e a contribuição para o INSS.

Esse pagamento mensal engloba os tributos que MEI deve quitar. Existem diferentes formas de pagamento, sendo uma delas, a geração de um boleto. Mas afinal de contas, você sabe como fazer isso? É um procedimento simples.

É preciso, em primeiro lugar, acessar o Portal do Empreendedor. Procure então a opção “Já sou MEI” e clique nela. Em seguida, você clica em “Pagamento de contribuição mensal e parcelamentos”. Logo depois basta selecionar o método de pagamento.

Veja mais: O que são os planos aceleradores do C6 Bank

Pagando o DAS com boleto

Escolhe a alternativa “Boleto de Pagamento”. Isso vai direcionar você a uma nova página (Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual), onde será preciso que você insira no campo indicado seu CNPJ.

Com isso feito, clique em “Continuar”. Clique então em “Emitir guia de pagamento (DAS), na barra superior da tela. Informe o ano atual. Você então verá um quadro com os meses do ano selecionado, mostrando os pagamentos liquidados e aqueles em aberto.

Selecione o mês que quer pagar. Por fim, clique em “Apurar/Gerar DAS”. Para poder ver o boleto, clique em “Imprimir/Visualizar PDF”. Agora é só pagar!

Cuidado para pagar o DAS

Antes de mais nada, é importante pontuar que você não vai receber boletos pelo e-mail ou outras formas de contato. É dever do empreendedor fazer os pagamentos mensais. Caso receba mensagens desse natureza, é provável que trate-se de uma tentativa de golpe.

Lembre-se: o pagamento deve ser feito somente pelo site oficial do Governo Federal, indicado no começo da matéria. O vencimento da DAS é todo dia 20.

Imagem: pressfoto no Freepik