реклами
Em 16/08, mais de 1 milhão de brasileiros de todos os cantos do país usufruíram dos benefícios provenientes da fusão dos programas Bolsa Família e Farmácia Popular. Ambos os programas passaram por reformulações sob a gestão atual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início deste ano, 2023.
De fato, ambos os programas não são novos, mas a administração optou por integrá-los. A proposta consistiu em disponibilizar 40 medicamentos do Farmácia Popular sem custo para os membros do Bolsa Família. Dessa forma, os participantes tiveram acesso facilitado a medicamentos gratuitos.
Informações oficiais indicam que cerca de 290 milhões de medicamentos e fraldas estão à disposição do público desse programa social. Aproximadamente 1,3 milhão de membros do Bolsa Família já se dirigiram a farmácias parceiras para obter medicamentos sem custo desde o início da integração.
реклами
Em um panorama geral, incluindo os que não são participantes do Bolsa Família, calcula-se que mais de 18 milhões de indivíduos se beneficiaram, de alguma maneira, pelo Farmácia Popular. A gestão atual optou por incrementar o programa e introduzir diversas novas diretrizes.
Atualizações do Bolsa Família e Farmácia Popular
Прочетете също: Преструктуриране на Bolsa Família? Разберете промените с настоящия депутат
реклами
O Farmácia Popular, uma iniciativa do governo federal, tem como meta atender indivíduos em condição de vulnerabilidade social. A essência é fornecer medicamentos sem custos ou com descontos em locais associados. Este objetivo permanece o mesmo.
Entretanto, a administração federal trouxe inovações para o programa. Veja a seguir.
- Bolsa Família
A mudança mais significativa é a gratuidade de todos os medicamentos para os beneficiários do Bolsa Família. Anteriormente, esses cidadãos tinham acesso a certos medicamentos gratuitos e outros com desconto. Agora, todos os remédios estão acessíveis sem custo para os mais de 20 milhões de integrantes do programa.
- Saúde da mulher
Um adicional é a oferta de novos medicamentos grátis para as mulheres. Previamente, esse grupo podia obter medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais com descontos. Atualmente, esses itens estão disponíveis sem nenhum custo.
- Povos originários
Semelhantemente aos beneficiários do Bolsa Família, todos os medicamentos do Farmácia Popular tornaram-se gratuitos para os povos originários. “Para facilitar o acesso, um representante da comunidade será selecionado para retirar os medicamentos recomendados. Assim, não é necessário possuir CPF para se beneficiar do programa”, informa o Ministério da Saúde.
Relação de medicamentos
Прочетете също: Bolsa Família: Нови опции за заем, налични чрез Caixa Tem
Mas, afinal, quais são os medicamentos oferecidos pelo Farmácia Popular? Veja o rol atual de medicamentos gratuitos disponibilizados nesta etapa atualizada do Farmácia Popular.
Asma
- brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg);
- dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg);
- sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg).
Diabetes
- cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg);
- glibenclamida (5 mg);
- insulina humana regular (100 ui/ml);
- insulina humana (100 ui/ml).
Hipertensão
- atenolol (25 mg);
- besilato de anlodipino (5 mg);
- captopril (25 mg);
- cloridrato de propranolol (40 mg);
- hidroclorotiazida (25mg);
- losartana potássica (50 mg);
- maleato de enalapril (10 mg);
- espironolactona (25 mg);
- furosemida (40 mg);
- succinato de metoprolol (25 ml).
A seguir, veja os medicamentos que agora têm desconto dentro do sistema do Farmácia Popular. Vale lembrar que, para os beneficiários do Bolsa Família e povos originários, os medicamentos desta relação também são grátis.
Anticoncepcionais
- acetato de medroxiprogesterona (150 mg);
- etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg);
- noretisterona (0,35 mg);
- valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg).
Dislipidemia
- (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg)
Doença de Parkinson
- carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg);
- cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg)
Glaucoma
- maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg)
Incontinência
- fralda geriátrica
Osteoporose
- alendronato de sódio (70 mg)
Rinite
- budesonida (32 mg e 50 mg);
- dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose)
Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos)
- dapagliflozina (10 mg)