Beneficiários do BPC terão pagamentos antecipados em mutirão em determinadas áreas

Programa visa diminuir as filas de espera para o BPC em determinados locais do país. Confira!

Uma iniciativa está em andamento para enfrentar as longas filas de espera relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) em alguns lugares do país. Recentemente, foi constatado que mais de 1 milhão de pessoas aguardam na fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sendo que cerca de 41% delas esperam pelo BPC.

O BPC é destinado a idosos com idade igual ou superior a 65 anos, assim como a pessoas com deficiência de todas as idades. Trata-se de um benefício assistencial, vinculado ao INSS, destinado a indivíduos de baixa renda, não sendo necessário contribuir com a previdência para recebê-lo.

Diante dessa situação, foi lançado um programa com o objetivo de reduzir as filas de espera para o BPC em locais específicos do país. Inicialmente, serão priorizados os estados das regiões Norte e Nordeste, onde o número de pessoas aguardando perícia médica é maior. Posteriormente, o programa se expandirá para outras áreas.

Confira as cidades e as datas em que o programa será implementado:

  • Manaus (AM): 17 e 18 de junho;
  • Imperatriz (MA): 24 e 25 de junho;
  • Montes Claros (MG): 1 e 2 de julho.

Vale ressaltar que a realização da perícia médica é indispensável para a concessão do BPC a pessoas com deficiência ou incapacidade. Portanto, é fundamental comparecer ao agendamento com os documentos necessários, como laudos médicos, receitas, exames ou documentos relacionados ao tratamento.

Ao efetuar o procedimento da perícia médica, que também é aplicado em outros benefícios gerenciados pelo INSS, é possível agilizar a liberação dos auxílios, resultando em uma redução significativa das filas de espera.