Auxílio para pescadores pode aliviar os tempos de seca. Confira

O auxílio extraordinário para pescadores é uma medida de suporte importante do Governo Federal. Isso por que, surge como um farol de esperança em tempos de adversidades climáticas, especialmente durante a estiagem prolongada. Sendo assim, Implementado por meio da Medida Provisória 1.192, o auxílio emergencial para pescadores representa um apoio significativo para aqueles que têm sofrido com os efeitos devastadores da seca.

O governo confirmou o valor do auxílio em R$ 2.640, pago em parcela única, destinado aos pescadores artesanais de diversos municípios da região Norte. Dessa forma, este suporte financeiro visa mitigar as dificuldades atuais, beneficiando 102.899 pescadores artesanais com um investimento total de R$ 271.653.360,00 pelo Governo Federal.

Veja Mais: Confira o calendário do Bolsa Família de dezembro

Critérios e cronograma de pagamento

Para ser elegível ao auxílio, os pescadores devem ter recebido o seguro-defeso no último ciclo (setembro de 2022) e no ciclo atual, com a concessão ocorrendo até 1º de novembro. Sendo assim, é importante ressaltar que o benefício é acessível mesmo para aqueles que já são titulares de auxílios assistenciais ou previdenciários. O objetivo é garantir que o suporte chegue a quem mais necessita, independentemente da situação previdenciária atual.

Detalhes sobre o pagamento do auxílio

O calendário de pagamentos do auxílio extraordinário para pescadores foi definido da seguinte forma:

  • Pessoas com CPFs terminados em 0, 1, 2 e 3 receberam na quarta-feira (6);
  • CPFs terminados em 4, 5 e 6 na quinta-feira (7);
  • CPFs terminados em 7, 8 e 9 na sexta-feira (8).

Os pagamentos são para pescadores dos estados do Acre, Amazonas, Amapá e Pará. Dessa maneira, a lista oficial de municípios beneficiados está disponível no site oficial do Governo Federal. Este auxílio extraordinário para pescadores, além de prover um suporte monetário imediato, destaca a importância de atender às necessidades dos vulneráveis em momentos de crise ambiental.

O auxílio extraordinário para pescadores é uma medida vital para aliviar o impacto econômico da seca que assola algumas regiões do Brasil. Com o pagamento já em andamento, espera-se que este suporte financeiro ajude a mitigar as dificuldades enfrentadas pelos pescadores artesanais e suas famílias, proporcionando um alívio necessário em tempos desafiadores.