Como não se endividar com o cartão de crédito?

O cartão de crédito hoje é um grande problema para muita gente e acaba sendo o que mais endivida as pessoas. Apesar disso, usar essa ferramenta não precisa ser um desafio constante, é possível criar estratégias para ficar com o orçamento em dia.

Veja a seguir as melhores dicas para não se endividar e usar o cartão de crédito de forma correta. 

Dicas para usar o cartão de crédito corretamente

Confira algumas dicas importantes para usar o seu cartão de forma correta: 

Evite parcelar

Muita gente quando está sem dinheiro acaba gastando sem poder e parcelando no cartão de crédito. Contudo, esse hábito pode ser muito prejudicial para o seu orçamento, já que você pode acabar comprometendo seu limite com gastos desnecessários.

Então, fique atento e compre as coisas somente se você tiver o dinheiro em conta. Deixe para parcelar somente em casos de emergência. 

Corte gastos supérfluos do cartão de crédito

Gastos supérfluos são todos aqueles que não são essenciais como a assinatura de vários streamings, por exemplo. Tente escolher o que você mais usa ao invés de assinar todos e gastar muito dinheiro sem sequer usufruir da ferramenta.

Assim, você conseguirá pagar as contas essenciais como água, aluguel e luz, por exemplo, com maior facilidade. 

Tenha noção da sua situação financeira

Essa dica parece simples, mas ela é muito importante, já que muita gente não gasta de acordo com o que ganha. Então para evitar as dívidas liste todos os seus gastos e veja se eles condizem com a sua situação financeira. Uma boa opção é usar uma planilha para se organizar. 

Estabeleça um limite

Estabelecer um limite de gastos no cartão de crédito é primordial e ele deve sempre condizer com a sua renda mensal. Então estabeleça um limite e tente cumpri-lo para não se endividar. 

Organização é essencial

Como visto acima, a chave para ter uma vida financeira saudável é a organização. Sendo assim, não deixe de saber sua renda mensal e organizar tudo em uma planilha. Quando você sabe os seus gastos e entende que há um limite mensal, as finanças param de ser um problema. 

Imagem: Firmbee/Pixabay