Saiba como se defender do golpe do Voa Brasil

O Voa Brasil, novo programa do governo federal, não está realizando cadastros ainda, visto que está em fase de ajustes finais. Contudo, criminosos estão aplicando golpes a respeito da iniciativa governamental. 

Assim, os golpistas entram em contato com as vítimas por meio de links nas redes sociais fazendo propaganda do programa. Veja a seguir detalhes do golpe e saiba como se proteger. 

Como funciona o golpe do Voa Brasil?

Como dito antes, os criminosos encaminham links pelo Facebook, Instagram e demais redes sociais fazendo propaganda de um suposto aplicativo do Voa Brasil. Assim, a pessoa se cadastra e paga algumas taxas para supostamente ter acesso aos descontos em passagens. 

Como o programa de fato existe, muita gente acaba caindo no golpe, já que o Voa Brasil é um programa oficial do governo e muitos jornais, sites e revistas confiáveis já comentaram sobre a novidade. 

Entretanto, é importante lembrar que apesar do programa existir, ainda não há uma plataforma e ele tampouco está funcionando. O Voa Brasil está na fase final e ainda não está em vigor, então fique atento!

Como me proteger do golpe? 

O primeiro passo para se proteger é não confiar e clicar em links enviados por contatos que você não conhece. Além disso, como os criminosos também entram em contato por telefone, é importante não confiar ou fazer transferências bancárias.

Caso isso aconteça com você denuncie essa prática através dos canais de atendimento do governo federal:

Sobre o Voa Brasil 

O Voa Brasil é um novo projeto do governo federal que tem como objetivo democratizar o acesso às passagens de avião. Desse modo, a ideia é que o custo médio das passagens seja de R$ 200 por rota viajada. 

Assim, o programa Voa Brasil quer gerenciar as passagens ociosas das companhias aéreas, especialmente as de voos domésticos fora do período de temporada. 

A princípio as passagens serão apenas para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com renda de até R$ 6,8 mil. Cada pessoa poderá comprar até duas passagens por ano, como direito a um acompanhante em cada trecho. 

Vale destacar que o lançamento do programa estava previsto para agosto deste ano, mas foi adiado e precisará de mais tempo devido a uma parceria com o Ministério do Turismo. 

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil