Conheça o FGTS digital

O lançamento do FGTS Digital está programado para o próximo ano, mais especificamente em 1º de março de 2024. O projeto, previsto para uma data anterior, foi adiado com o objetivo de permitir um período mais extenso de testes do sistema.

Há quatro anos, a ideia do digital foi concebida, e nos últimos três meses, empresas de todo o Brasil tiveram a oportunidade de experimentar essa nova modalidade. Agora, é possível explorar em detalhes como essa inovação funcionará e quais vantagens ela oferecerá no contexto do FGTS Digital.

Veja mais: Haverá pagamento do Auxílio Gás em janeiro?

FGTS Digital, o que é?

Diante de tanta tecnologia, o FGTS não ficou de fora da era digital e vai lançar essa ferramenta que vai facilitar muito a vida dos empresários e trabalhadores. Isso porque essa tecnologia vai acelerar o cumprimento das obrigações das companhias. 

Muitos empregadores deixam de depositar os valores aos trabalhadores, o que é muito grave. Isso porque trabalhadores usam esse dinheiro para casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, doenças graves, ou a compra da casa própria. Então, com a novidade a ideia é que a sonegação diminua. 

Além disso, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, destacou que a criação do FGTS digital deve diminuir em até 34 horas por mês o trabalho das empresas com o recolhimento dos valores. Portanto, com essa novidade os depósitos poderão acontecer via Pix e haverá mais transparência no processo. 

Modalidades de saque

Há duas modalidades, o saque-rescisão, que dá ao trabalhador o direito de retirar o valor total da conta.. Ou seja, até mesmo a multa rescisória, em casos de demissão sem justa causa. 

A outra modalidade é o saque-aniversário, que surgiu em 2019, e possibilita que o trabalhador saque uma parcela anual do saldo da conta do FGTS no mês do aniversário. O valor pode variar entre 5% e 50% da soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador. Há um adicional relacionado ao saldo. 

Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil