Conheça as vantagens e desvantagens do saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS é uma opção que os brasileiros gostam muito, visto que ele possibilita a movimentação anual dos valores do fundo. Vale destacar que esta opção é recente, de 2019, mas já tem muita adesão. 

Além do saque-aniversário, o FGTS conta com o saque de rescisão, que funciona de uma forma um pouco diferente. Sendo assim, veja a seguir as vantagens e desvantagens do saque-aniversário e saiba qual das duas opções vale mais a pena. 

Veja mais: Ofertas de Black Friday já começaram; confira

Saque-aniversário, compensa aderir a modalidade? 

É importante destacar que a ideia principal do saque-aniversário era incentivar a economia e fazer com que os brasileiros tivessem acesso aos recursos do fundo anualmente. Então, essa modalidade possibilita que no mês de seu aniversário o cidadão saque o valor do fundo. 

Ou seja, essa é uma grande vantagem, visto que anualmente é possível acessar o valor. Mas é importante destacar que em casos de demissão sem justa causa, a pessoa não consegue sacar todo o valor, somente o dinheiro referente a multa rescisória.

Outra desvantagem é que caso o trabalhador queira voltar à modalidade saque-rescisão, será preciso aguardar dois anos para movimentar o valor novamente. Desse modo, é preciso avaliar bem as duas modalidades para escolher a ideal para você. 

Modalidades do FGTS

O FGTS conta com duas modalidades, como visto acima, o saque-rescisão, que dá ao trabalhador o direito de retirar o valor total da conta, incluindo a multa rescisória, em casos de demissão sem justa causa. 

A outra modalidade é o saque-aniversário, que surgiu em 2019, e possibilita que o trabalhador saque uma parcela anual do saldo da conta do FGTS no mês do aniversário. O valor pode variar entre 5% e 50% da soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador, com um adicional relacionado ao saldo. 

Imagem: Divulgação/ Caixa