2,9 milhões de pessoas estão fora do Bolsa Família; saiba se você faz parte do grupo

O governo Lula, desde o início de 2023, cancelou o cadastro de 2,9 milhões de beneficiários do Bolsa Família. Esses dados são exclusivos do Metrópoles.

De acordo com o MDS (Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), os cancelamentos ocorreram entre janeiro e setembro desde ano. 

Vale destacar que esses cortes foram previstos por Lula desde o início de seu mandato. Assim, o petista tem a intenção de retirar do programa beneficiários que não se encaixam nas regras.  

Qual o motivo dos cortes do Bolsa Família? 

O MDS indicou que esses cortes fazem parte de mais um pente-fino do governo, que visa pagar somente àqueles que estão dentro dos critérios pré-estabelecidos. Sendo assim, esses cancelamentos tiveram início no começo do ano, quando o governo alegou que 1,2 milhão de beneficiários tinham renda mais alta do que aquela estabelecida pelo programa. 

É importante salientar que apesar dos cortes, o Bolsa Família também foi turbinado com alguns adicionais, como os R$ 50 pelo Benefício Variável Familiar para famílias que possuem dependentes de 7 a 18 anos, gestantes e lactantes. 

Como sei se vou deixar de receber?

Os usuários cancelados serão informados via SMS e extrato bancário, conforme estabeleceu o MDS. Contudo, há a possibilidade de consultar sua situação cadastral por meio do app do Bolsa Família (Android e iOS).

As famílias podem deixar de receber o auxílio em casos de:

  • Inconsistências cadastrais;
  • Fim da Regra de Emancipação do Auxílio Brasil;
  • Falta de atualização de dados. 

Posso voltar a receber? 

Essa é uma possibilidade apenas para os beneficiários que deixaram de receber o valor por falta de atualização cadastral ou não cumprimento das regras de saúde e educação. 

Desse modo, caso essa seja a sua situação, é necessário ir até o centro de atendimento do Bolsa Família onde você se cadastrou para regularizar a situação. 

Imagem: Roberta Aline MDS/ Agência Brasil