Universo dos Cartões
0%

Veja como funciona o CadÚnico

Veja como funciona o CadÚnico

O CadÚnico é uma ferramenta que o governo federal usa para disponibilizar os benefícios sociais aos cidadãos. Ou seja, ele é a porta de entrada para poder receber os recursos todos os meses. 

Desse modo, é imprescindível manter os dados familiares sempre atualizados, visto que irregularidades podem impedir que você receba os valores. 

Veja mais: Sala VIP da Nomad, como funciona?

Quais benefícios o CadÚnico oferece? 

Veja a seguir os benefícios que o CadÚnico oferece aos beneficiários:

  • Minha Casa Minha Vida;
  • Programa Tarifa Social Energia Elétrica;
  • Tarifa social de água;
  • Bolsa Família;
  • ID Jovem;
  • Carteira do Idoso;
  • Bolsa Família. 

Quem pode se cadastrar? 

O CadÚnico, como dito antes, foca em famílias de baixa renda, que ganham meio salário mínimo por pessoa. Contudo, famílias com renda mensal de até três salários mínimos podem se cadastrar, desde que haja um vínculo de inclusão em programas sociais do governo. 

Além disso, pessoas em situação de rua também podem  se cadastrar para ter acesso aos benefícios. 

Caso você ainda não tenha cadastro, basta ir pessoalmente até um posto de atendimento da sua cidade. Isso porque apesar de ser um programa do governo, ele é operacionalizado pelas prefeituras. 

Assim, os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) fazem esse tipo de serviço e podem ajudar de forma rápida. Para fazer o cadastro é preciso levar documentos como RG, CPF e título de eleitor. 

Além disso, o responsável pela família deve levar ao menos um documento de identificação de cada membro da família. 

Vou ter que atualizar os dados do CadÚnico em 2024? 

Sim, será necessário atualizar as informações no ano que vem. A atualização regular dos dados CadÚnico é fundamental por várias razões, desempenhando um papel crucial na eficácia dos programas sociais e na promoção da inclusão socioeconômica.

Ou seja, essa atualização determina a elegibilidade das famílias para participarem de programas sociais. Então, manter os dados atualizados assegura que as famílias em situação de vulnerabilidade sejam identificadas corretamente e tenham acesso aos benefícios apropriados.

Além disso, a atualização regular contribui para uma distribuição mais justa e eficiente dos recursos públicos, evitando possíveis fraudes. 

Imagem: Agência Brasil