Universo dos Cartões
0%

Veja como consultar o PIS/Pasep online

Veja como consultar o PIS/Pasep online

A consulta online do PIS/Pasep se tornou uma ferramenta essencial para milhões de trabalhadores brasileiros que têm direito a esses benefícios. Assim, com a digitalização dos serviços governamentais, verificar o saldo e as datas de pagamento desses programas tornou-se mais acessível e prático. 

O PIS, Programa de Integração Social, e o Pasep, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, são contribuições sociais destinadas a empregados do setor privado e servidores públicos, respectivamente. Portanto, eles representam um importante complemento de renda e são um direito adquirido por meio do trabalho formal.

Veja mais: Imposto de Renda terá mudanças; veja detalhes

Como consultar o PIS/Pasep online?

Para realizar a consulta do PIS/Pasep online, os trabalhadores podem utilizar diversos canais disponibilizados pelo governo federal. Desse modo, esses canais incluem o site oficial da Caixa Econômica Federal, para beneficiários do PIS, e do Banco do Brasil, para aqueles do Pasep.

Além disso, os aplicativos desses bancos para smartphones e tablets oferecem uma maneira rápida e segura de acessar informações sobre o benefício. Assim, o aplicativo Caixa Trabalhador e o site do Ministério do Trabalho e Emprego também são recursos úteis para essa finalidade.

Passo a passo simplificado

Veja o passo a passo para consultar seu benefício: 

  • A primeira etapa é acessar sua conta no Internet Banking da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, ou baixar e instalar os aplicativos móveis. Essas plataformas digitais oferecem uma seção específica para a consulta do PIS/Pasep;
  • Para consultar, geralmente você precisará do seu CPF ou do Número de Identificação Social (NIS). Esses dados garantem o acesso seguro às informações do seu benefício;
  • Uma vez logado, você poderá verificar o saldo disponível e as datas previstas para o saque do benefício. Essas informações são atualizadas regularmente, permitindo um planejamento financeiro mais eficaz.

Certifique-se de que seus dados pessoais estão atualizados junto ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), para evitar qualquer contratempo na hora de consultar ou sacar o benefício.

Imagem: Agência Brasil