Universo dos Cartões
0%

Valores a Receber: é preciso pagar para usar?

Valores a Receber: é preciso pagar para usar?

O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central para auxiliar o cidadão a encontrar possíveis quantias em dinheiro esquecidas em bancos e outras instituições. Você pode fazer essa consulta direto pela página do BC.

No entanto, surge a dúvida: é preciso pagar algum valor para utilizar o SVR? A resposta é não, o sistema é totalmente gratuito. Essa informação é importante para ajudar os internautas a não caírem em golpes financeiros envolvendo o Sistema de Valores a Receber.

Veja mais: Quem recebe HOJE o Bolsa Família

Golpes envolvendo o SVR

Fique atento: a única forma segura de consultar os valores a receber é pela página do Banco Central. Não clique em links ou anexos que cheguem por e-mail SMS ou WhatsApp. O BC não entra em contato dessa forma.

Na página do SVR você também poderá consultar qual instituição financeira que precisa devolver os valores. Somente essa instituição entrar em contato com você. Ainda assim, nenhuma empresa legítima pedirá dados sensíveis como senha.

Consultando o Sistema de Valores a Receber

É fácil para fazer consultas. Basta acessar a página informada no começo da matéria e clicar na opção “Consulte valores a receber”. Em seguida, você deverá informar seu CPF ou CNPJ e data de nascimento, clicando, por fim, em “Consultar”.

Caso existam valores a receber, você então deverá fazer login na página usando sua conta Gov.br. Clique aqui par mais informações sobre o processo de login.

Quando estiver logado você poderá consultar informações sobre a instituição que deverá fazer o pagamento. Em alguns casos, é possível fazer a solicitação de devolução direto pelo sistema.

Imagem: Drazen Zigic no Freepik