Universo dos Cartões
0%

URGENTE: Foi divulgado o prazo para atualização do CadÚnico; saiba quem precisa realizar a atualização!

URGENTE: Foi divulgado o prazo para atualização do CadÚnico; saiba quem precisa realizar a atualização!

Você está informado sobre o prazo de atualização do CadÚnico? Se a resposta for não, preste atenção neste conteúdo, pois é essencial garantir a sua renovação para evitar a perda de benefícios sociais.

De fato, quando o cadastro ultrapassa o prazo de atualização, pode haver interrupção de pagamentos como o Bolsa Família, por exemplo. Por isso, leia este texto e esclareça todas as suas questões sobre o tema!

Quando devo atualizar o CadÚnico?

Todos os inscritos no CadÚnico devem realizar sua atualização ao menos uma vez a cada 24 meses. Dito de outra forma, se você atualizar hoje, deverá realizar uma nova atualização até 24 meses após isso.

Ler também: Benefício Excepcional Alcançará 20 mil Famílias; Veja se você é elegível

Além disso, em alguns casos, é necessário realizar esta atualização antes de dois anos se completarem. Trata-se das famílias que possuem bloqueio no Bolsa Família devido a informações desencontradas no cadastro. Neste caso, é necessário procurar o CRAS mais próximo para realizar a atualização.

Contudo, isso não implica que apenas pessoas com “problemas” com o Bolsa Família ou outros benefícios devem realizar a atualização. Na verdade, todos os inscritos no CadÚnico devem manter o prazo de dois anos em mente, para evitar bloqueios no pagamento dos benefícios sociais.

Portanto, verifique a última vez que você atualizou o cadastro da sua família e fique atento ao prazo limite para esta atualização.

O que ocorre se eu não atualizar o Cadastro Único?

Se você deixar de atualizar o CadÚnico e estiver recebendo algum tipo de auxílio ou benefício do Governo Federal, como o Bolsa Família, os pagamentos serão interrompidos.

Sendo assim, se você quer assegurar que os pagamentos mensais continuem, e ainda, no valor correto, sempre mantenha seu cadastro atualizado.

Além disso, se tiver dúvidas sobre o status do seu cadastro, não hesite em procurar o CRAS para obter mais informações sobre sua situação.

Por que devo atualizar o CadÚnico?

Milhões de brasileiros recebem repasses do Governo mensalmente através do CadÚnico. Isso significa que uma grande quantidade de dinheiro dos benefícios sociais se distribui com base nas informações que o Governo tem na plataforma do CadÚnico.

Ler também: Bolsa Família: Novas opções de empréstimo disponível pelo Caixa Tem

Agora, imagine se esses dados nunca tivessem a necessidade de atualização. Quantas pessoas que não precisam dos benefícios sociais estariam recebendo estes pagamentos mensais indevidamente? Seria um grande desafio para o Governo identificar todos os casos irregulares.

Por este motivo, a alternativa encontrada foi exigir que os próprios beneficiários atualizem o cadastro a cada 24 meses ou quando uma inconsistência for identificada.

Como cada beneficiário deve apresentar documentos que comprovem as informações fornecidas, as chances de fraude tendem a diminuir. Por isso, a atualização do CadÚnico é algo obrigatório e que ajuda a combater fraudes em benefícios fiscais. Lembre-se disso.