Universo dos Cartões
0%

Salário mínimo pode aumentar 7,7% em 2024

Salário mínimo pode aumentar 7,7% em 2024

O salário mínimo é algo de interesse de grande parte dos brasileiros, então, essa novidade é ótima! A nova proposta do salário mínimo de 2024 conta com um aumento de 7,7% do valor atual, ou seja, R$ 101 de aumento. 

O anúncio foi feito recentemente, por Simone Tebet (MDB) ministra do Planejamento e Orçamento. Dessa forma, veja a seguir mais detalhes a respeito desse aumento e saiba como ele vai impactar positivamente a vida dos trabalhadores.

Veja mais: Veja quem recebe o Bolsa Família desta quarta (29)

Novo valor do salário mínimo

O novo valor do salário mínimo será de R$ 1.421, um aumento de 7,7%. Isso porque hoje existe uma nova política de valorização do salário mínimo, que deve aumentar conforme a inflação do ano anterior somada à variação positiva do PIB de dois anos anteriores. 

Desse modo, esse aumento é de extrema importância, visto que ele supera a inflação, possibilitando que os brasileiros não percam o poder de compra. Isso porque quando o valor não ultrapassa a inflação, os produtos seguem no mesmo valor, ao passo que o salário das pessoas permanece estagnado. 

Ou seja, quando não há aumento maior que a inflação, os brasileiros acabam gastando mais dinheiro. 

Vale destacar que essa medida foi uma das principais propostas da campanha de Lula, para que houvesse a valorização do mínimo durante o seu terceiro mandato. 

Qual o impacto na vida dos brasileiros? 

É importante destacar que o aumento real do salário mínimo, isto é, acima da inflação, é muito positivo para a população. Isso porque a partir deste valor os brasileiros conseguem manter o poder de compra. 

Quando o valor fica abaixo da inflação os brasileiros acabam gastando mais, como dito no tópico acima. Então, o anúncio desse aumento é um alívio para muita gente que depende somente deste valor para se manter. 

Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil