Universo dos Cartões
0%

Saiba os critérios para ter moradia gratuita pelo Minha Casa Minha Vida

Saiba os critérios para ter moradia gratuita pelo Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida está abrindo portas para moradia gratuita, uma luz no fim do túnel para milhares de famílias brasileiras que sonham com a casa própria. Lançada pelo Ministério das Cidades, essa nova fase do programa promete não apenas facilitar o acesso à moradia, mas também aliviar o peso das prestações para as famílias de baixa renda. 

Assim, com subsídios e descontos significativos, a novidade da moradia totalmente gratuita é um marco importante no esforço contínuo do governo para combater o déficit habitacional no país.

Veja mais: Pix Automático: veja como vai funcionar

Quem tem direito à isenção de parcelas do Minha casa Minha Vida?

Não são todos que podem se beneficiar da moradia gratuita pelo Minha Casa Minha Vida. Os critérios são claros: a isenção das prestações do financiamento se aplica àqueles que:

  • Recebem o Bolsa Família;
  • Recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Em ambos os casos os contratos devem ser  nas modalidades subsidiadas pelos recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), do FDS (Fundo de Desenvolvimento Social) e do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural). 

Portanto, o programa foca nos grupos mais vulneráveis reflete o compromisso do programa em garantir que o benefício alcance aqueles que mais precisam.

Como solicitar a isenção?

Para as famílias que já possuem um contrato ativo no Minha Casa Minha Vida e se enquadram nos critérios estabelecidos, a isenção das prestações ocorrerá de forma automática. Mas, vale destacar que será necessária uma análise detalhada dos dados pelo sistema do governo. 

Ou seja, as famílias beneficiadas não precisarão tomar nenhuma ação imediata, apenas aguardar a confirmação de que estão livres das futuras parcelas do financiamento. 

Vale destacar que quem ainda não adquiriu um imóvel pelo programa, mas atende aos requisitos de elegibilidade, também tem a chance de se beneficiar da isenção.

No ano que passou, um decreto do Ministério das Cidades transformou o cenário para os compradores de imóveis do Minha Casa Minha Vida. Isso porque surgiu a possibilidade de isenção total do valor do financiamento para um grupo específico.

Antes dessa mudança, todos os beneficiários do programa contribuíam com alguma quantia para o financiamento, mesmo que reduzida. Agora, com a isenção, 750 mil famílias estimadas que já estavam pagando por seus imóveis ficarão livres das prestações, um alívio financeiro significativo para muitos.

Imagem: Agência Brasil/ Tomaz Silva