Universo dos Cartões
0%

Restituição do IR 2023: Descubra se você é um dos contemplados no terceiro lote deste mês

Restituição do IR 2023: Descubra se você é um dos contemplados no terceiro lote deste mês

O tão esperado terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023 tem data marcada para o dia 31 de julho. Acompanhe os detalhes!

A chegada do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda (IR) 2023 acende a expectativa em muitos contribuintes. Todos aguardam, com ansiedade, para saber se estão na lista dos contemplados.

Em meio a isso, neste artigo, vamos apresentar informações cruciais sobre o pagamento do Imposto de Renda, sobre como fazer a consulta do seu status e como garantir o recebimento do valor devido. Portanto, continue conosco para descobrir quando você poderá receber a sua restituição.

Quem será beneficiado no 3° lote?

De acordo com a Receita Federal, a previsão para o pagamento do terceiro lote da restituição é dia 31 de julho. Curiosamente, este será o primeiro lote que contemplará contribuintes sem prioridade.

Os beneficiários dos dois primeiros lotes foram, em sua maioria, idosos, pessoas com deficiência ou doença grave, professores e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou pagamento via Pix. No entanto, este lote será diferente, contemplando uma gama maior de contribuintes.

Consulta e recebimento da restituição

A liberação da consulta para confirmar a disponibilidade da restituição ocorrerá no dia 24 de julho. Para confirmar se seu nome está na lista de pagamentos, será preciso acessar o site da Receita Federal e fornecer seu CPF, data de nascimento e o ano correspondente ao lote.

Para uma opção mais completa, existe a plataforma Meu Imposto de Renda, acessível pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para dispositivos móveis (iOS e Android). O depósito da restituição será realizado na conta bancária indicada na declaração, podendo ser transferida diretamente ou via Pix, caso você tenha optado.

Ler também: Benefícios ampliados: programa de compra de imóveis com FGTS terá aumento;

Lembramos que, caso o contribuinte não retire o valor dentro do prazo de um ano, será necessário solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, na opção “Declarações e Demonstrativos”, acessando a seção “Meu Imposto de Renda”. Dessa maneira, você poderá solicitar o valor não retirado na rede bancária.

Próximos lotes e prazos

Após este, restarão mais dois lotes da restituição do Imposto de Renda 2023. A previsão para os pagamentos é 31 de agosto e 29 de setembro, nesta sequência. Portanto, é essencial ficar de olho nos prazos e acompanhar a liberação dos lotes para assegurar o recebimento do valor a restituir.

O recebimento da restituição do IR é um alento para diversos contribuintes. A ansiedade para entrar na lista de pagamentos é grande. Por isso, não deixe de conferir regularmente a sua situação, utilizando a plataforma “Meu Imposto de Renda” e verificando os depósitos na sua conta bancária.