Regras Impactantes: Mudanças na Aposentadoria do INSS Surpreendem Brasileiros

Recentemente, ocorreu uma alteração na idade mínima para aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que gerou preocupação e dúvidas entre os segurados do instituto. Agora, é exigido que os homens tenham no mínimo 65 anos para se aposentar, enquanto as mulheres precisam ter 62 anos. Ambos os casos também requerem pelo menos 15 anos de contribuição com o INSS.

Essas mudanças estão sendo implementadas de acordo com a Reforma da Previdência, que foi realizada em 2019. A reforma trouxe diversas alterações para o INSS e para os benefícios de aposentadoria. No entanto, as mudanças estão sendo gradualmente aplicadas ao longo dos anos, o que levou a uma nova alteração recentemente.

Em 2019, as mulheres precisavam ter apenas 60 anos para se aposentar, mas agora a idade mínima aumentou para 62 anos. No caso dos homens, não houve alteração, ou seja, em 2019 eles também precisavam ter pelo menos 65 anos para se aposentar.

A aposentadoria por idade é o tipo mais comum de aposentadoria pelo INSS e pode ser concedida a qualquer contribuinte da autarquia. Tanto os trabalhadores com carteira assinada, que contribuem por débito em conta, quanto os trabalhadores autônomos, que contribuem por meio da Guia da Previdência Social (GPS), podem se aposentar por idade.

Ler também: Verifique se você foi aprovado no Bolsa Família 2023. Aprenda como consultar.

Além disso, os trabalhadores rurais também podem se aposentar por idade, mas com critérios diferentes. Nesse caso, os trabalhadores rurais do sexo masculino podem se aposentar com 60 anos, enquanto as mulheres rurais têm direito ao benefício aos 55 anos. Vale lembrar que nesses casos também é necessário ter pelo menos 15 anos de contribuição com o INSS.

Existem outras duas modalidades de aposentadoria pelo INSS, além da aposentadoria por idade. A aposentadoria especial é destinada aos trabalhadores que estão expostos a condições insalubres de saúde, enquanto a aposentadoria por invalidez é concedida aos trabalhadores que estão incapacitados de realizar seu trabalho devido a uma doença física ou mental.

Ler também: Reestruturação do Bolsa Família? Compreenda as modificações com a atual MP

Antes da Reforma da Previdência, havia uma quarta opção de aposentadoria, conhecida como aposentadoria por tempo de contribuição. Nesse modelo, os trabalhadores tinham direito à aposentadoria com base no tempo de contribuição, independentemente da idade. No entanto, a Reforma da Previdência eliminou essa forma de aposentadoria e estabeleceu o requisito de pelo menos 15 anos de contribuição para a aposentadoria por idade.

Ler também: Saiba tudo sobre o Valores a Receber

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do governo federal que atua em parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência. Como autarquia, possui autonomia econômica, técnica e administrativa, mas é fiscalizada pelo Estado, que pode fornecer recursos. O INSS é responsável por receber as contribuições dos trabalhadores e administrar o Regime Geral da Previdência Social, que inclui o pagamento de benefícios como aposentadoria, seguro-desemprego, auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-reclusão e outros. Foi criado em 27 de junho de 1990 e oficializado pelo Decreto n° 99.350.

Ler também: Reestruturação do Bolsa Família? Compreenda as modificações com a atual MP