Loading...
0%

Quem pode obter aposentadoria após apenas 15 anos de contribuição ao INSS?

Quem pode obter aposentadoria após apenas 15 anos de contribuição ao INSS?

Muitos profissionais podem obter a aposentadoria após contribuir ao INSS por apenas 15 anos. Você pertence a esse conjunto?

Pelo INSS, a aposentadoria especial permite aos trabalhadores em ocupações de elevado risco à saúde se aposentarem com apenas 15 anos de contribuição.

Este tipo de aposentadoria leva em conta as severas condições de trabalho enfrentadas por esses profissionais, focando na exposição contínua a elementos prejudiciais à saúde. Esses elementos podem ser de natureza física, química ou biológica, e podem trazer danos à saúde a curto ou longo prazo.

Importante ressaltar que as normas diferem para aqueles que já contribuíam antes de 2019 e para os que começaram a contribuir após a Reforma da Previdência. Acompanhe mais a seguir.

Quais profissões podem se aposentar com 15 anos de contribuição?

As profissões de elevada insalubridade são aquelas onde os trabalhadores estão expostos a condições que podem prejudicar sua saúde. Isso pode ocorrer devido a vários fatores, como toxinas, agentes biológicos, ruído excessivo, radiação, calor extremo, entre outros.

Os trabalhadores envolvidos na extração de minerais, como metais valiosos e minerais industriais, podem estar sujeitos à exposição a gases tóxicos e condições adversas no local de trabalho. Eles exemplificam profissionais de alto risco de insalubridade.

Por consequência, trabalhadores de minas subterrâneas, operadores de furadeiras de rochas, operadores de britadeiras subterrâneas e em cavernas também estão na lista de profissionais que podem se aposentar com 15 anos de atividade de risco.

Aposentadoria especial de alto risco antes de 2019

Aqueles que já contribuíam antes da reforma previdenciária de 2019 podiam obter aposentadoria com apenas 15 anos de contribuição em atividade especial de alto risco. Depois disso, a idade passou a ser levada em consideração.

Portanto, esse grupo de profissionais se aposenta seguindo a regra de pontos. Esse sistema soma a idade do trabalhador com o tempo de contribuição. Nesse sentido, os profissionais expostos a altos riscos de insalubridade precisam atingir 66 pontos.

Além disso, para os profissionais que começaram a contribuir após 2019, é necessário que tenham, neste grau de risco, pelo menos 55 anos.