Loading...
0%

Quando será pago o 13º do Bolsa Família? Confira

Quando será pago o 13º do Bolsa Família? Confira

Por meio da Lei 16.490, o Governo de Pernambuco e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas criaram o 13º do Bolsa Família. Assim, em 2023, a iniciativa contemplou cerca de 1.077.294 famílias com um abono no valor de R$ 150 no mês de junho.

Dessa forma, muitas famílias beneficiárias do Bolsa Família que residem em Pernambuco estão na expectativa do pagamento do abono. No entanto, em 2024, ainda não houve a divulgação do calendário de pagamentos, deixando muitos em um estado de incerteza. Veja mais detalhes sobre o benefício!

Pagamento do 13º do Bolsa Família

Contudo, embora a lei estabeleça que o período para cálculo do benefício se encerra em 31 de janeiro, permitindo que os valores sejam repassados a partir dessa data, ela não fixa prazo limite para o pagamento. Portanto, a administração estadual tem até o final do ano para realizar os depósitos, seguindo um cronograma definido pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Assim, para ser elegível ao 13º do programa social, o beneficiário deve fazer parte do Bolsa Família por, no mínimo, seis meses no ano anterior. Ademais, a consulta ao saldo do abono pode ocorrer utilizando o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento do titular por meio do site da Sefaz-PE e do CAIXA Tem (disponível para Android e iOS).

Pessoa segurando o cartão do Bolsa Família
Imagem: Roberta Aline / MDS

Pagamento do mês de abril

Enfim, enquanto aguardam o pagamento do 13º do Bolsa Família, as famílias beneficiárias de Pernambuco continuam recebendo o benefício mensal, cujo pagamento ocorre de acordo com o último dígito do NIS do beneficiário titular. Confira:

Último dígito do NISData do Pagamento
117 de abril
218 de abril
319 de abril
422 de abril
523 de abril
624 de abril
725 de abril
826 de abril
929 de abril
030 de abril
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

Imagem: Roberta Aline / MDS