Universo dos Cartões
0%

Quando os brasileiros vão receber a segunda parcela do décimo terceiro?

Quando os brasileiros vão receber a segunda parcela do décimo terceiro?

Os pagamentos da primeira parcela do décimo terceiro foram feitos hoje, mas as pessoas já querem saber quando será o próximo pagamento. Desse modo, a segunda parcela do benefício deve cair na conta dos brasileiros no próximo dia 20. 

Veja a seguir como funciona o cálculo deste benefício e saiba mais sobre os pagamentos do décimo terceiro. 

Veja mais: Seu Caixa Tem bloqueou? Saiba o que fazer

Como funciona o cálculo?

É importante destacar que o cálculo acontece de acordo com a divisão da remuneração total por 12. Diante do resultado, multiplica-se pelo número de meses trabalhados. Além disso, as horas extras, comissões e adicionais noturnos também fazem parte deste cálculo.

A base do cálculo do 13º salário é o valor bruto do pagamento, sem dedução ou adiantamentos. 

Os trabalhadores que são demitidos por justa causa não têm o direito de receber o valor e só pode receber o dinheiro quem trabalhou ao menos 15 dias. 

Como dito antes, o 13º salário é para os trabalhadores de carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS também podem receber. 

Calendário décimo terceiro

É importante destacar que a primeira parcela do décimo terceiro caiu hoje (30) sem nenhum desconto para os trabalhadores. Já a segunda parcela do benefício deve cair na conta no até dia 20 de dezembro, com descontos do Imposto de Renda Retido na Fonte e também do INSS

Vale destacar que há trabalhadores que recebem em parcela única ou junto com as férias, mas é preciso fazer uma solicitação prévia. 

Como usar o décimo terceiro com inteligência?

É importante usar o décimo terceiro salário com sabedoria e tomar cuidado para não se endividar. Isso porque é comum que no fim do ano as pessoas se empolguem com presentes e festas, então é preciso ter controle. 

Uma boa maneira de usar esse dinheiro extra é dividi-lo: metade para as comemorações e a outra metade para investimentos. Você pode deixar o dinheiro na poupança, por exemplo, ou até mesmo usar para quitar uma dívida.

Não use o dinheiro de forma impulsiva, tente organizar os gastos em uma planilha para não gastar descontroladamente. 

Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil